App ou Website: qual o melhor investimento para a sua Autarquia?
Com a constante atualização tecnológica e progressiva digitalização da informação e serviços, as autarquias enfrentam o desafio de comunicar eficazmente com os seus cidadãos e visitantes. Seja numa perspetiva de apoio aos residentes, seja uma abordagem de promoção turística, uma das questões mais recorrentes passa por saber se o investimento deve recair sobre uma aplicação móvel (app) ou sobre um website institucional/ turístico. A decisão deve considerar o retorno, a utilidade e o impacto que cada solução pode gerar na relação com os munícipes e visitantes e, por isso, devem ser considerados diversos fatores:
1. Objetivos: Comunicação vs Promoção vs Serviços Municipais
Antes de decidir, é essencial definir o objetivo principal:
Website Institucional: necessário para comunicação oficial, serviços públicos, informações administrativas, notícias locais e contacto direto com os munícipes. Serve de porta de entrada para outras plataformas mais específicas, como por exemplo, um SIG, portal de turismo, micro-website de eventos, etc.
Website Turístico: Focado na promoção do território, eventos, património, gastronomia e experiências locais, ideal para ajudar o utilizador a planear a visita com trip planner e mapa interativo. Pode ainda apresentar recursos multimédia interativos, tais como visitas virtuais, vídeos 360º, modelos 3D, infografias interativas, etc.
App: Pode combinar conteúdos institucionais e turísticas, mas é mais eficaz quando há necessidade de interação frequente, notificações em tempo real ou serviços personalizados. Serviços municipais em que é importante registar a interação relativa a cada utilizador e que este tenha acesso frequente aos seus dados e métricas será mais prático e útil que ele tenha uma app instalada para o efeito. Para o turista, funcionalidades avançadas como o Passaporte Digital — que valida com precisão a geolocalização do utilizador para colecionar selos de visita aos monumentos — ou o Photobooth, que permite tirar selfies no local com molduras temáticas alinhadas com a identidade visual do município, são exemplos de experiências que tiram o melhor partido das capacidades dos dispositivos móveis.
2. Tempo de vida e Manutenção
Website: Geralmente com custos de manutenção mais baixos, uma vez que a compatibilidade tecnológica não requer atualização constante. Este pode ser escalável e facilmente atualizado por equipas internas do cliente, através de um backoffice intuitivo que permite autonomia na atualização da informação e respetiva organização/ estrutura de conteúdos.
App: Requer desenvolvimento para diferentes sistemas operativos (iOS, Android), atualizações constantes pelas lojas e gestão de compatibilidade com novas versões de sistemas operativos e novos dispositivos. Embora o custo inicial possa ser equivalente ou mesmo inferior a um website, o custo da manutenção tende a ser mais elevado.
3. Acessibilidade e alcance
Website: Acessível a partir de qualquer dispositivo com internet, sem necessidade de instalação, portanto tem um alcance mais generalizado.
App: Exige download e ocupa espaço no dispositivo. Pode ser uma barreira para utilizadores ocasionais ou turistas em visita pontual. Por outro lado, pode ser indicado para locais onde não há rede, como por exemplo, uma aplicação de orientação por percursos pedestres.
4. Funcionalidades e experiência do utilizador
Website: Excelente para pesquisa e consulta de conteúdos multimédia e acesso a documentos. Pode incluir mapa interativo, agenda cultural, pontos de interesse, formulários, conseguindo tirar partido da versão desktop em que documentos complexos ou extensos, vídeos widescreen, visitas virtuais 360º conseguem melhor visualização em monitores de maior dimensão.
App: Permite funcionalidades avançadas como geolocalização mais precisa, notificações push, realidade aumentada, itinerários personalizados, modo offline, indicada para ferramentas que fazem uso dos recursos nativos do telemóvel.
5. Turismo Inteligente e dados
App: Pode recolher dados de utilização, preferências dos visitantes e padrões de mobilidade, contribuindo para estratégias de Turismo Inteligente.
Website: Também pode integrar ferramentas de análise, mas com menor profundidade na personalização da experiência.
Complementaridade é a chave
Concluindo, a escolha entre uma app e um website pode não ser exclusiva. Muitas autarquias optam por soluções complementares, em que o website serve como plataforma informativa e multimédia, e a app como ferramenta interativa e personalizada com funcionalidades mais avançadas.
O mais importante é garantir que qualquer investimento digital esteja alinhado com os objetivos estratégicos do município, seja na promoção do território, na melhoria dos serviços públicos ou na aproximação aos cidadãos. Para isso, independente da tecnologia escolhida, a aposta em conteúdos de qualidade, a sua clareza e organização, a acessibilidade, a inclusão e a garantia de atualização constante da informação torna-se fundamental para o sucesso destas plataformas.
Na InfoPortugal, desenvolvemos soluções à medida que integram o melhor dos dois mundos, adaptadas à realidade de cada município. Seja para viver, visitar ou investir, a tecnologia é uma aliada estratégica na valorização do território. Visitas Virtuais 360º, modelos 3D, agendas culturais, trip planner, sistema de favoritos, realidade aumentada, ou mesmo produção de conteúdos, entre outros, são várias as possibilidades que se podem integrar nestas plataformas web e mobile, conseguindo entregar um projeto chave-na-mão.
Para saber mais sobre este tema entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!