Visitas Virtuais: Turismo 360º

Descubra o impacto da Experiência 360º georreferenciada em Soluções de Turismo.

A Visita Virtual é uma solução que vem enriquecer a experiência do turista, aproximando-o ao destino ou marca turística, numa experiência imersiva que o transporta para o local, a partir de qualquer parte do mundo, sem sair do sítio.

A representação tridimensional aliada à visita virtual georreferenciada é uma das formas mais eficazes de promover destinos turísticos e pontos de interesse, como museus, monumentos, aldeias, paisagens, áreas de lazer, entre outros.

A InfoPortugal realiza a recolha fotográfica e produz visitas interativas construídas a partir de fotografias panorâmicas de 360º de regiões, cidades e edifícios, para integração em aplicações web e mobile.

A construção das visitas virtuais integra o conhecimento de várias das nossas áreas: SIG e Cartografia, Produção de Conteúdos e Desenvolvimento do softwareO processo de criação da Visita Virtual segue vários passos:

Briefing

O processo de criação da Visita Virtual é iniciado com um Briefing, no qual se identificam os requisitos e necessidades do projeto.


Recolha de Campo

A equipa Editorial vai ao local para proceder à recolha das fotografias e dos panoramas.


Criação dos Panoramas

Depois da captura, segue-se a seleção das fotografias e montagem dos panoramas.

A montagem de Visitas consiste na edição da imagem, com colocação da label que identifica a marca, e na definição do programa de edição da visita em si, de forma a se obter uma pré-visualização desta.


Design

É criado o design da interface da visita, definindo a interativdade e navegação entre os panoramas. Todas as visitas virtuais são únicas, com design personalizado à imagem da marca.

A interface pode incluir objetos 3D, mapas georreferenciados e plantas interativas que servem de apoio à navegação entre os panoramas, permitindo navegar por vários espaços, sejam de interior ou exterior.


Conteúdo

A visita virtual permite integrar conteúdo multimédia (fotogalerias, vídeos, textos e áudio), dando origem a plataformas interativas, guias 360º online, sistemas de apoio à visita turística ou sistemas de visualização de áreas georreferenciadas.


Publicação

Assim que a visita virtual está pronta, é feita a exportação e conversão para html, destinada a ser visualizada nos mais recentes browsers, no caso da publicação online.

A visita virtual é uma ferramenta imprescindível na valorização do Património, da Cultura e do Turismo. Ainda que seja uma tecnologia já amplamente conhecida, a Visita Virtual tem evoluído para contextos de Realidade Virtual, Vídeos VR, óculos VR…conseguindo uma experiência inigualável comparada com qualquer outra tecnologia na capacidade de envolver o utilizador e criar uma nova experiência.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *