Extended Reality: o futuro das realidades digitais

Grande parte de nós está familiarizado com as diversas realidades digitais que existem. Estas podem ser amplamente distintas e variadas. Num lado do espectro temos a Virtual Reality (VR), ou seja a Realidade Virtual, onde toda a experiência se passa num ambiente digital. A totalidade da visão do utilizador (e até mesmo outros sentidos como a audição e, mais recentemente o tato) é substituída por imagens digitais. Do lado oposto, existe a Augmented Reality (AR), uma Realidade Aumentada onde objetos digitais são sobrepostos ao ambiente físico onde o utilizador se encontra e interagem com o mesmo. Estes dois tipos de realidades podem ser combinadas numa inúmera quantidade de formas diferentes formando o que se chama Extended Realities (EX)  ou realidades estendidas.

O potencial da área das XR é enorme e, apesar de ainda ter muito espaço para se desenvolver, é uma área que já se encontra fortemente avançada. Antes os dispositivos de acesso à realidade virtual eram mais pesados, menos acessíveis e até desconfortáveis. Atualmente estes aspetos já estão resolvidos e a tecnologia XR está pronta para alcançar uma adoção geral.

Desde o entretenimento até à ciência e turismo, as realidades estendidas apresentam-se como uma ferramenta de grande importância e com um forte poder disruptivo uma vez que estão a mudar radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia e a tecnologia connosco. Desta forma será possível um cliente num restaurante consultar o menu e simultaneamente visualizar à sua frente o prato escolhido, ou um atleta poder corrigir a sua postura através de uma projeção virtual do seu próprio corpo, ou até mesmo uma pessoa com mobilidade reduzida poder experimentar uma viagem sobre locais menos acessíveis.  

O mercado da área das XR está a crescer fortemente. As previsões do setor apontam que este ano serão vendidos 16,4 milhões de óculos de realidade estendida e que esta tendência irá crescer até 2026. É difícil pensar-se numa área que não possa tirar partido das realidades estendidas e do avanço tecnológico que esta área está a proporcionar. Na InfoPortugal reconhecemos a importância deste setor e temos investido nele tempo e recursos de forma a sermos capazes de apresentar propostas inovadoras e competitivas dentro de qualquer setor que possa estar interligado com realidades estendidas.  

Para saber mais sobre este tema ou outros serviços entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *