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Soluções Tecnológicas de Turismo que vêem enriquecer a experiência do turista

A evolução tecnológica e do digital tem vindo a mudar hábitos de consumo, também na área do Turismo. A forma de pesquisar destinos, escolher experiências e usufruir delas mudou, tornando ténues as barreiras entre fornecedores e consumidores. O Turismo, enquanto indústria, tem alargado a sua dimensão tecnológica, caminhando para a era do Turismo 4.0.

A InfoPortugal tem desenvolvido Soluções de Turismo para marcas turísticas e instituições governamentais, implementadas em portais de Turismo, websites de municípios e apps turísticas. Ao longo do tempo, temos respondido a vários requisitos, resolvendo problemas e desenvolvendo funcionalidades específicas, de acordo com as necessidades das marcas territoriais. Enquanto fomos construindo soluções à medida dos nossos clientes, fomos aperfeiçoando a tecnologia que aplicamos às várias plataformas de Turismo, com o objectivo de melhorar e enriquecer a experiência do turista, em três momentos:

1.SOLUÇÕES QUE AJUDAM O UTILIZADOR A ESCOLHER UM DESTINO
Websites, portais e outras plataformas de Turismo oferecem ferramentas de apoio à decisão do turista para visitar o destino. Estes devem estar equipados com soluções que permitam ao utilizador simular a sua visita e conhecer melhor a oferta turística do destino:

  • Pontos de interesse: possuir uma base de dados de pontos de interesse georreferenciados, que permita criar relações entre eles, é essencial para a criação da oferta turística enquanto produto. Possuímos a maior base de dados geográficos, com cerca de 135.000 pontos de interesse. Recolhemos e georreferenciámos, concelho a concelho, os Pontos de Interesse Turístico mais relevantes de Portugal.
  • Conteúdos digitais interativos: Uma base de dados de pontos de interesse, aliada a conteúdos editoriais e multimédia, compostos por profissionais com background jornalístico, que fazem trabalho de campo, e tornam explícito o seu interesse atrativo, é um fator decisivo de sucesso para uma plataforma de Turismo. Saiba mais sobre os conteúdos editoriais que produzimos e outros serviços em editorial.infoportugal.pt
  • Visitas Virtuais: panorâmicas interativas 360º que proporcionam experiências imersivas, enriquecidas com vídeo, áudio, modelos 3D. (…)
  • Modelos 3D: aplicados em visitas virtuais, mapas interativos 3D ou mesmo em mapas em papel, permitem ilustrar com realismo um monumento. A interatividade permite uma visualização que vai além do que seria possível apenas com uma visita no local. Um exemplo dos modelos 3D que produzimos são os mapas em papel das Montanhas Mágicas;
  • Galeria Multimédia: incorpora numa única interface fotografias, vídeos, áudio, postais digitais e visitas virtuais, com possibilidade de filtrar pelo tipo de Media. Um exemplo desta interface pode ver na página galeria do website que produzimos para o Alto Minho.
  • Agenda Cultural: calendário de eventos que serve como filtro e histórico. O calendário que permite ver os eventos no mês presente, eventos passados e futuros, através da seleção de um intervalo de tempo definido pelo utilizador. Também produzimos conteúdos para a agendas culturais. Veja o exemplo dos conteúdos que produzimos para a agenda de eventos do Turismo de Portugal aqui.
  • Feed de notícias: publicação de notícias, com possibilidade de gerar outputs para impressão, partilha nas redes sociais, e-mail e Rss Feed;
  • Blog e fórum: promove a comunicação entre utilizadores e a discussão de temas, criando empatia e interesse entre utilizadores.

 

2. SOLUÇÕES QUE AJUDAM O UTILIZADOR A CHEGAR AO DESTINO
Depois de ter escolhido o destino, segue-se o momento em que o visitante analisa como chegar ao local. Para além de se fazer acompanhar de Guias e Roteiros Turísticos, o apoio em ferramentas de navegação e sistemas de informação geográfica é essencial. Apps e websites Turísticos devem estar munidos com essas ferramentas, de forma a orientar o utilizador para cada ponto de interesse que integre a oferta turística do território:

  • Como chegar: funcionalidade que permite obter direções a partir da posição do utilizador para um ponto de interesse;
  • GPS: navegação outdoor. Possuímos um departamento de Sistemas de Informação Geográfica, que permite usar o nosso sistema de mapas interno. Conheça melhor os serviços de Cartografia e Fotografia Aérea em: cartografia.infoportugal.pt
  • Meteorologia: previsão do tempo que ajuda o visitante a planear a estadia. Consulte o nosso serviço de meteorologia em mapas.infoportugal.pt
  • Mapa interativo: Sistema de mapa com layers de informação que apresenta a oferta turística georreferenciada. Estas layers são definidas via backoffice, de forma a que a plataforma permita ao editor uma personalização do mapa interativo, consoante a sua estratégia. Conheça em detalhe todas as funcionalidades do nosso mapa interativo aqui.
  • Favoritos: sistema que permite ao utilizador criar lista de pontos de interesse favoritos, a partir da qual é possível criar um roteiro personalizado;
  • Geolocation e Routing: Sugestões de pesquisa com auto-complete, de acordo com posição do visitante e funcionalidade para obter direções e pontos intermédios;
  • Trip Planner: utilizador cria o seu próprio trajeto, planeando a sua viagem enquanto pesquisa e consulta a oferta turística: Onde Ficar, Onde Comer, O Que Ver, Rotas e Percursos. Consulte o nosso portfolio de websites de Turismo para conhecer os vários Trip Planner que implementamos;
  • Central de Reservas: integração de mecanismos de reserva nas páginas de detalhe dos pontos de interesse, ligados a um único serviço ou sistema de marcações de visitas ou reservas. Um exemplo desta solução está implementada no website do Arouca Geoparque, na área do “Planear”.

 

3. SOLUÇÕES QUE TORNAM POSITIVA A EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
Enquanto se orienta no local, o visitante pesquisa o próximo ponto a visitar, de acordo com o seu plano da viagem. Apps, mapas e aplicações no local serão os instrumentos privilegiados para o Turista usufruir da visita:

  • Perto de mim: funcionalidade web e app, que apresenta a oferta turística de acordo com a posição do utilizador;
  • Realidade aumentada: disponibilização de informação virtual em contexto real. Veja o exemplo de uma app turística que desenvolvemos para a Rota do Românico.
  • Aplicações indoor e outdoor: mesas interactivas, guia de museus, audio-guias e outros displays no local que fazem o apoio à visita e complementam a experiência do ponto de interesse ou local. Um Caso de Estudo de exemplo é o Sistema de Apoio a Visitas Ecoturísticas que desenvolvemos para o Vale do Minho.
  • Trânsito em tempo real: permite ao visitante escolher o trajeto mais rápido/ acessível para chegar aos vários pontos turísticos.
  • Live Chat: assistente de viagem com interação personalizada, em tempo real, e atendimento em vários idiomas. Veja o exemplo que desenvolvemos para o VisitPortugal.
  • Diário de viagem: partilha de experiências entre utilizadores, com sistema de rating de interesse dos conteúdos. Conheça o “Partilhe a sua experiência” do portal que do Turismo de Portugal.

 

Conheça os vários serviços e soluções de Turismo que desenvolvemos: turismo.infoportugal.pt

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