modelo-santa-luzia-by-infoportugal

Modelos 3D: uma experiência turística virtual

Muitas vezes a representação tridimensional é a forma mais eficaz de observar o território ou pontos de interesse, seja em sistemas de apoio à visita turística ou visualização de áreas georreferenciadas. A InfoPortugal realiza a modelação tridimensional de regiões, cidades e edifícios para integração em aplicações para web, mobile e iconografia para papel.

Este serviço oferece uma série de vantagens, tais como, obter uma experiência virtual completa sobre os pontos de interesse, navegar em ambientes simulados para se observar a realidade em diferentes perspectivas e a rotação em 360º sobre os objectos.

O processo de criação, inicia-se com uma recolha fotográfica dos monumentos onde serão avaliadas as texturas, a volumetria e o espaço envolvente.

Recolha de Campo

Nesta etapa, é feita uma recolha na qual são capturadas fotografias aéreas e fotografias de detalhe à volta do edifício, que nos ajudará a compreender melhor o espaço envolvente e a fornecer Modelos 3D rigorosos.

Transição entre as várias etapas da Modelação Tridimensional
Transição entre as várias etapas da Modelação Tridimensional

Modelação Tridimensional

Com base na informação recolhida em campo, é montado um esboço das perspetivas do objeto, no qual se identificam a que vistas pertencem cada fotografia (o chamado Croqui). Após a sua análise, iniciamos o processo de modelação 3D, com o desenho da planta do edifício.

modelação é feita em torno de todas as faces do objecto, com geometrização dos vários pormenores e objectos complementares que caracterizam o modelo.

Mapeamento de Texturas

Após a conclusão da modelação tridimensional é necessário realizar um estudo da simulação de materiais e texturas sobre os planos do elemento.

O Mapeamento de texturas é realizado através de coordenadas e de utilização de imagens para preencher os polígonos. Por fim, o resultado começa a parecer real quando são acrescentados detalhes na superfície.

Pós-Produção dos Modelos

Na etapa final, é realizada uma exportação com uma determinada luminosidade, de forma a atribuir um ambiente e enfatizar a volumetria.

O resultado final é um modelo que pode ser usado para gerar animações ou imagens em formatos digitais de qualquer perspectiva que se deseje, seguido de uma pós-produção do Modelo 3D, com tratamento da luz e da cor.

Os modelos tridimensionais podem ser aplicados em suportes interativos, tais como:  Sistemas WebSIG 360º, Merchandising, Mapas Ilustrados, Visitas Virtuais, e outras Soluções de Turismo de apoio à visita, onde os elementos do mapa se tornam clicáveis, para que o utilizador navegue e aceda a mais informação.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *