Estágio em realidade aumentada

O estágio que efetuei na InfoPortugal surgiu no âmbito da dissertação que desenvolvi no Mestrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e teve como base um projeto de aplicação de realidade aumentada às gravuras rupestres do Vale do Côa. O principal objetivo do estágio foi o desenvolvimento de um protótipo móvel de realidade aumentada que permitisse melhorar a experiência dos visitantes das gravuras, utilizando esta tecnologia para os ajudar a melhor identificar e interpretar a arte rupestre.

A metodologia utilizada consistiu em sprints semanais, com reuniões de ponto de situação todas as terças-feiras com elementos da equipa de Design e Desenvolvimento. Para além disso, foi também realizada uma visita ao Vale do Côa que nos permitiu testar o protótipo desenvolvido, nas condições onde este deverá ser utilizado.

O protótipo desenvolvido permite aos utilizadores detetar gravuras em rochas utilizando a câmara do seu dispositivo móvel. Quando as gravuras são detetadas, estas são delineadas virtualmente, permitindo uma melhor identificação das mesmas. Para além disto, os utilizadores conseguem também visualizar animações 2D, ver informação adicional sobre a rocha e visualizar representações 3D em realidade aumentada.

O projeto foi concluído com sucesso, alcançando os seus objetivos iniciais. Este estágio permitiu-me aprender bastante sobre a área da realidade aumentada e introduziu-me mais profundamente ao mercado de trabalho. Agradeço à InfoPortugal a oportunidade.

Tomás Fontes

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *