Design Shots: 5 passos para formular uma ideia, do briefing ao conceito 

Formular uma ideia que se destaque é sempre importante em qualquer área, quer seja um freelancer ou mesmo um comercial de uma grande empresa. Para convencer outra pessoa a aceitar um conceito, projeto ou produto novo é necessário mais do que apenas uma boa dose de confiança. Propomos aqui cinco questões que irão garantir que uma nova ideia tem a solidez necessária para assegurar aprovação. 

1 – Consegue resumir o seu conceito numa frase só?

Seguindo as palavras de Mies van der Rohe: “Mais é menos”. Um conceito simples é mais fácil de ser explicado e consequentemente será melhor entendido. Garantimos que a nossa ideia é ouvida com atenção quando a mensagem que estamos a difundir é curta, simples e objetiva.

2 – O conceito alinha-se com os objetivos de negócio do cliente?

É aconselhado respeitar os modelos de negócio e as estruturas já existentes do nosso cliente. Isto não implica que os conceitos e estratégias que propomos tenham de seguir exatamente uma trajetória já idealizada pelo cliente. O briefing do cliente é o ponto de partida e os resultados e os objetivos devem ser fieis às suas expectativas.

3 – Que mensagem pretende transmitir ao público alvo e porque é que este se vai importar?

Precisamos de nos lembrar que, no final de contas, quem irá utilizar o nosso produto ou serviço é o público alvo e não o cliente. Só depois de contemplarmos o consumidor é que descobrimos não só o que este quer / precisa mas também a melhor forma de comunicar com o mesmo.

4 – O que pode acrescentar ao projeto que a sua concorrência não faça?

Apesar da concorrência aparentar ser semelhante, quer estejamos a falar de outras empresas ou outros profissionais, todos nós temos uma perspectiva única. Essa perspectiva, que apenas nós possuirmos devido aos nossos gostos pessoais, experiências e competências é um fator chave que poderá ser tido em conta quando quisermos ser distinguidos.

5 – Como pode demonstrar que o conceito irá ser bem sucedido?

Uma boa condição para provar o desempenho de algo é a mensurabilidade. Procurar factores relacionados com o seu conceito que possam ser medidos com algum nível de certeza irá conferir um caracter mais sólido à ideia. Esta avaliação atribuirá uma certa auto responsabilização sobre o resultado final que, por consequência, irá aumentar a confiança do cliente.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *