Mesa interativa para Portel, por InfoPortugal

Mesa Interativa para o Centro de Interpretação da Natureza e do Montado, em Portel

A Câmara Municipal de Portel tem apostado na valorização e dinamização do Turismo na região. Portel assume-se hoje como capital do montado e porta de entrada do Alqueva, o grande lago que transformou a paisagem desta região no coração do Alentejo.

O novo Centro de Interpretação da Natureza e do Montado é um espaço para a divulgação e preservação do Montado e da Serra de Portel, para o qual foi concebida uma aplicação multimédia para uma mesa interativa, da autoria da InfoPortugal.

A aplicação multimédia visa promover a herança patrimonial e de natureza do concelho. Para o efeito propôs-se uma solução turística que permite uma abordagem interativa à visita. A interatividade desperta os sentidos e estimula a experimentação, ao permitir uma visita personalizada em que o visitante explora os conteúdos e o território consoante os seus interesses.

Esta aplicação é composta por duas áreas PATRIMÓNIO e NATUREZA. A área de PATRIMÓNIO apresenta a oferta turística do território: o que visitar (pontos de interesse turístico para visitar), onde comer (oferta de restaurantes), onde dormir (oferta de alojamento), galeria e mapa interativo. A galeria apresenta fotografias, vídeos e visitas virtuais 360º.

O mapa interativo apresenta todos os pontos de interesse georreferenciados, visualizados sobre o mapa. A base cartográfica foi também fornecida pela InfoPortugal, bem como a criação de conteúdos: recolha fotográfica e produção das visitas virtuais.

Na secção de NATUREZA são apresentados os percursos, as fichas técnicas das várias espécies de fauna e a flora, o mapa ilustrado, informação sobre astroturismo e a galeria.

O mapa ilustrado trata-se de uma infografia do território, com a ilustração da fauna e flora, juntamente com a cartografia e o relevo ilustrados, e a representação de 12 monumentos e pontos de interesse, representados sob a forma de modelos 3D. O mapa ilustrado é também interativo e permite ligar e desligar camadas de informação, bem como tem ligações para as fichas de detalhe de cada elemento representado.

Ainda no âmbito deste projeto, a interface da mesa interativa foi aproveitada para uma versão web, tendo sido desenvolvida a versão responsiva, adaptável a várias resoluções de ecrã e dispositivos móveis. Aceda a turismo.portel.pt  para consultar o novo website de Turismo do município de Portel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *