Nanoturismo e Turismo Criativo: a emergência do novo turista

O conceito de nanoturismo já existe há uns anos, mas após o desconfinamento e o regresso do mercado estrangeiro ao Turismo, a emergência deste novo tipo de turista ganhou relevância como nunca antes tinha conseguido alcançar. O nanoturista não vem apenas usufruir de uma cultura ou de um local, através do consumo de recursos e experiências, mas vem participar nas comunidades locais, vem contribuir para valorizar a cultura e o património local. O nanoturista vem experimentar e aprender sobre a cultura local, sem a descaracterizar. Ele troca experiências diretamente com os locais, integra-se na comunidade, tornando o turismo mais sustentável.

O Turismo Criativo encaixa perfeitamente no conceito do nanoturismo, pois permite aos viajantes descobrir e entender a cultura local, participando ativamente em atividades . Contudo, o turista criativo procura uma experiência no âmbito da arte e criatividade. Ou seja, ele participa nas comunidades locais, mas procura um experiência única e autêntica, em que vai se integrar em atividades criativas, em que a aprendizagem, a criação e a expressão artística são o foco da atividade.

Estas novas abordagens ao turismo são fundamentais para um turismo sustentável e têm grandes benefícios face ao turismo convencional:

  • Empoderamento das comunidades locais;
  • Aumento da diversidade da oferta turística focada na otimização dos recursos existentes;
  • Criação de turismo de qualidade que não está sujeito à sazonalidade;
  • Melhor distribuição geográfica, de forma a reduzir concentração de turistas nos grandes centros turísticos;
  • Coesão social através da partilha, colaboração e criação conjunta de experiências;
  • Valorização e conservação do património imaterial;
  • Potencia o investimento nas estruturas socio-culturais;
  • Sustentabilidade, que não esgota os recursos ou descaracteriza os destinos turísticos.

Concluindo, num mundo cada vez mais global, as experiências mais ricas e fascinantes vêem da singularidade de cada cultura, da diversidade das comunidades locais e do contacto com a diferença, que podemos abraçar e partilhar.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *