Realidade Virtual: Experiências Imersivas com Vídeos 360º

Fui recentemente desafiado pela InfoPortugal para participar numa formação sobre vídeos 360 graus, conduzida pelo Rafael Antunes, gestor de produto na Impresa. Já tinha tido a oportunidade de ver alguns vídeos do Expresso e da SIC em 360º, realizados pela equipa liderada pelo Rafael, mas na verdade desconhecia a dimensão da proliferação destes vídeos nos media em todo o mundo.

Saí da formação impressionado e entusiasmado com esta tecnologia.

O que mais me fascinou foi a possibilidade de, com equipamento leve, friendly e relativamente acessível financeiramente, poder proporcionar uma experiência imersiva: as pessoas são transportadas para o local, como nenhum outro meio o consegue fazer, exceto quando sonhamos. Nos vídeos 360º, a experiência atinge o expoente máximo com a visualização através de óculos de realidade virtual, mas o nosso portátil, tablet ou smartphone já apresenta resultados muito interessantes.

Nesta formação em que participei foram partilhados inúmeros exemplos de vídeos que conseguiram uma narrativa capaz de gerar milhões de visualizações. Um dos que mais gostei foi feito pelo New York Times, no projeto “The Daily 360”. E adivinhe onde? Na livraria Lello, no Porto. Também na Cidade Invicta, e também pelo NYT, destaco outro vídeo 360º na pequena Adega Rio Douro, cuja narrativa nos coloca a ouvir o fado.

Nos projetos de turismo – em que a InfoPortugal tem uma vasta experiência -, não tenho dúvidas de que o futuro pode passar por criar narrativas em 360º que potenciem este setor. E a InfoPortugal é especializada em explorar áreas novas e desconhecidas com sucesso, como aconteceu com a criação de Visitas Virtuais. Exemplo disso é o projeto das Aldeias de Portugal.

Imagine como seria percorrer o país a 360º a partir do seu sofá?…

João Vieira
Coordenador de Conteúdos

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *