True Orthos – perspetivas ortorretificadas de Matosinhos

Através da nova técnica de produção de True Orthos, somos capazes de produzir imagens ortorretificadas, sem distorções da perspetiva dos edifícios, que passam a ocupar uma posição vertical no espaço geográfico, sem ocultação das vias. Todas as vias, pontes e edifícios altos são claramente visíveis onde muitas vezes apareciam com distorção num ortofoto convencional. Esta inovação permite extrair informação de cadastro com um rigor e detalhe nunca antes visto, que serve como base nos sistemas de informação geográfica dada a relativa facilidade, rapidez e baixo custo com que podem ser produzidos.

Partilhamos uma perspetiva ortorretificada de Matosinhos, em que podemos observar as diferenças entre os ortofotos convencionais de 2017 e os ortofotos verdadeiros de 2019.

Mapa Turístico e Mupis da cidade de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra pretendia novos mapas da cidade, de forma a divulgar e atualizar a informação cartográfica e, simultaneamente, criar um conjunto de suportes visualmente apelativos, com um grafismo reconhecível e coerente, aliado a uma componente ilustrativa. Os mapas seriam disponibilizados sob a forma de mapa turístico desdobrável e vários mupis, destinados a turistas que visitam a cidade, mas também aos munícipes. Para o efeito, confiou à InfoPortugal toda a criatividade, no design e ilustração dos mapas e toda precisão na atualização da Cartografia.

Turismo inclusivo: Portugal mais acessível a pessoas com necessidades especiais

Esta semana celebramos o Dia Mundial do Turismo que está englobado num conjunto de iniciativas que, entre 27 de setembro e 1 de outubro constituem a Semana do Turismo. Este ano a Organização Mundial do Turismo (OMT) associou ao Dia Mundial do Turismo um tema de grande importância cuja tomada de consciência tende a ser cada vez maior:  Turismo para um crescimento inclusivo.

Design-Shots: User-friendly design

Desde a invenção das primeiras máquinas que foi necessário desenvolver-se um processo de interação entre as mesmas e as pessoas que as controlam. Inicialmente, não houve grande preocupação com a forma como um controlo comunicava com o seu respetivo operador. Era suposto este memorizar a funcionalidade de cada elemento da interface e operar a máquina o melhor que pudesse.   

Em meados de 1936, o termo “Erro do piloto” passou a ser a designação dada aos principais problemas e causas de um inúmeros de acidentes na Força Aérea Americana (…)

Cadastro Predial – Normas e especificações técnicas

O Cadastro Predial (CP) trata-se de um registo público que permite a compreensão dos prédios dentro de um determinado território. Reúne informação relativa à referência, localização administrativa e geográfica, configuração geométrica e área dos mesmos.

O CP tem uma importância e valor bastante elevados na sociedade e contribui para o desenvolvimento económico de um país. Tem vindo a ser aplicado e executado de acordo com diferentes necessidades e propósitos. Inicialmente apenas com um carácter fiscal mas, dado às evoluções da sociedade, tem vindo a adquirir novas funções e utilidades. Os benefícios de um sistema cadastral são inúmeros, até porque os sistemas cadastrais encontram-se em constante evolução como consequência dos desenvolvimentos tecnológicos e sociais.

Os 3 pilares do Design Thinking

O design é geralmente entendido como um método ou disciplina que visa a concepção e produção de um produto através de um plano ou de um projeto. Mas atualmente o design tem vindo a ser entendido de uma forma ainda mais abrangente. Mais que mera projeção, o design é agora entendido como uma forma de pensar. A isto chamamos Design Thinking, um modo de pensar que conduz à transformação e a soluções inovadoras, através de um trabalho interdisciplinar.

Benefícios da Metodologia Agile

A metodologia Agile baseia-se no desenvolvimento iterativo e incremental da gestão de projetos e do desenvolvimento ágil de software. Esta metodologia caracteriza-se por dividir cada projeto em pequenas partes que devem ser concluídas semanalmente ou em curtos períodos de tempo. Assim, torna-se mais simples compreender prioridades e introduzir mudanças no desenvolvimento do projeto, caso seja necessário. A avaliação frequente do projeto cria oportunidades para avaliar a sua direção durante o ciclo de desenvolvimento.

InfoPortugal, a Mapear o Futuro há 20 anos

Olá, o meu nome é Paulo Cabanejo e sou atualmente o Diretor Comercial da InfoPortugal. Ingressei na empresa em 2002 e estava longe de imaginar o meu percurso na empresa, quando tive a minha entrevista de emprego numa mesa em frente ao piano do Atrium Saldanha, em Lisboa. Presenciei a evolução da empresa ao longo destes anos e desempenhei diferentes funções. Era ainda muito jovem e agarrei o desafio sem saber muito bem o que ia encontrar, tendo começado como técnico de recolha de campo, a georreferenciar os Pontos de Interesse de Portugal. Informação essa que seria posteriormente disponibilizada num dos primeiros mapas interativos do país e indo de encontro ao objetivo da empresa quando foi criada em 23 de agosto de 2001, que era mapear Portugal e disponibilizar toda essa informação através de PDA e posteriormente de telemóvel.

Passatempo “Academia Olhares – oferta de 50€ na compra de um curso à escolha”

Para celebrar o 20º aniversário da InfoPortugal, o Olhares junta-se às festividades com um prémio que o vai deixar inspirado! Participe no passatempo e habilite-se a ganhar um voucher no valor de 50€ para gastar na compra de um curso à escolha, na Academia Olhares.
Consulte o regulamento aqui…

Passatempo “App Cartas Militares – O próximo promocode pode ser seu”

Para celebrar o 20º aniversário da InfoPortugal, estamos a oferecer promocodes com todos os mapas da App Cartas Militares. Participe no passatempo e habilite-se a ser um dos 5 vencedores.
Consulte o regulamento aqui…