Ortofotomapas 3D

Os ortofotomapas são soluções cartográficas largamente utilizadas por serem do ponto de vista económico e de tempo de execução muito vantajosas e de utilização simples e expedita em qualquer software CAD ou SIG. Contudo, a sua grande limitação é o facto de reportarem apenas informação 2D, não permitindo ter informação sobre declives, altura dos edifícios ou cota do terreno.

Mapas digitais de suscetibilidade a inundações

As inundações são desastres naturais muito frequentes e que causam danos económicos, sociais e ambientais em todo o mundo. Durante muitos anos, o estudo e a gestão de planícies susceptíveis a inundações tornavam-se muito dispendiosos e de difícil obtenção, uma vez que grande parte destas análises eram realizadas manualmente com recurso a mapas de papel.

Hoje em dia, as tecnologias dos Sistemas de Informação Geográfica estão a contribuir para a criação de mapas digitais de suscetibilidade a inundações precisos, atualizados de uma forma mais rápida e com menor custo.

Design Shots: diferentes sistemas de cor

No mundo do Design e das artes gráficas a cor tem um papel determinante. Compreender a forma como ela funciona e como pode ser trabalhada é fundamental. Existem vários sistemas de cor e referências diferentes que geram nomenclaturas, que são utilizados dependendo da sua aplicação em meios digitais ou impressos.

Portugal como Destino Sustentável: a tendência do Turismo em 2021

Afirmar Portugal como Destino Sustentável é a visão que marca este ano e a tendência do setor de Turismo para o futuro. O tema da sustentabilidade não é novo, mas numa altura de pandemia, está a ser afirmado com mais força pelo Turismo de Portugal. Depois de um mês de 2021 ter passado, percebemos que ainda é cedo para se falar numa realidade pós-covid. No entanto, planear e antever o futuro do Turismo em Portugal é fundamental. O conceito de sustentabilidade e a afirmação das suas boas práticas vem trazer esperança numa viragem positiva para o futuro próximo.

O potencial dos SIG no Projeto AURORAL

De uma forma ou de outra, todas as áreas de intervenção do AURORAL terão de integrar SIG. Por exemplo, o planeamento de transportes inteligentes necessita webmapping, de sistemas de tracking e até mesmo de uma base de dados de cadastro predial. A estruturação  de um sistema energético necessita de cartografia  para poder selecionar as melhores localizações das suas infraestruturas. E até mesmo na área da saúde, que atualmente implementa informação geoespacial para a gestão de grandes quantidades de informação.

Coleção de Guias e Mapas dos Percursos Pedestres Transalentejo

A InfoPortugal produziu a Coleção de Guias de Percursos Pedestres Transalentejo e produtos informativo-promocionais complementares para o Turismo do Alentejo. 
Estes são os guias oficiais dos 36 percursos pedestres de todo o território alentejano. A coleção vem servir de apoio e orientação para quem estiver interessado em descobrir os percursos pedestres que cada concelho tem para oferecer. Os roteiros contêm mapas detalhados de cada um dos percursos, a respetiva ficha técnica, na qual são destacados os pontos de interesse mais relevantes.

XACOBEO 2021: por Caminhos de Santiago

Em Santiago de Compostela celebra-se o Ano Jubilar, sempre que o dia de Santiago Maior (25 de julho) coincide com um domingo. Este evento, também designado por Xacobeo, só acontece quatorze vezes a cada século. Este Ano Jubilar começou no dia 31 de dezembro, aquando da abertura da Porta Santa da catedral e irá prolongar-se pelos doze meses seguintes.
Aproveite a oportunidade e não deixe de experimentar o novo o Caminho de Torres, um itinerário jacobeu que percorre antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente da península e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela.

InfoPortugal balanço 2020

Não é possível fazer um balanço de 2020 sem falar no tema que assinalará este ano como um dos mais marcantes da história da humanidade. A pandemia da covid-19 abalou a economia mundial e a sociedade humana nos 4 cantos do planeta. Mas também reforçou a esperança no futuro assente na solidariedade humana e no desenvolvimento científico. A vacina está aí e foi conseguida em menos de 1 ano.

Do ponto de vista financeiro, a InfoPortugal conseguiu fechar o ano com resultados positivos, conseguindo uma margem operacional de 12%, ligeiramente abaixo de 2019.
Conseguimos assegurar os nossos compromissos para com os nossos clientes e, ao mesmo tempo, manter a equipa segura em teletrabalho na sua grande maioria.

Cartografia homologada 2020

A produção de cartografia homologada para fins de utilização pública tem sido um dos grandes investimentos da InfoPortugal. Municípios e outras instituições públicas têm confiado à InfoPortugal a produção de ortocartografia, para obter a sua homologação.

GR50 Peneda-Gerês recebe menção honrosa no Prémio Nacional do Turismo 2020

Os vencedores da 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2020) foram anunciados no evento virtual, que aconteceu a 16 de dezembro. No ano mais difícil de sempre para o setor, a iniciativa celebrou os princípios da sustentabilidade e segurança. Foram premiados os projetos que mais se destacaram em 2020, nas cinco categorias a concurso: Turismo Autêntico, Turismo em Rede, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e Turismo Sustentável e Carreira.

É com muito orgulho que vemos o projeto Grande Rota Peneda-Gerês receber uma menção honrosa, na categoria do Turismo Autêntico. Este foi um projeto que nos deu muito gosto em colaborar, com o desenvolvimento do website  walkingpenedageres.pt e a produção da app, para android e iOS. A ADERE-PG, que está de parabéns, é a entidade responsável pelo projeto e confiou à InfoPortugal o desenvolvimento das plataformas online para divulgação, promoção e comunicação da GR50.