Explorar o Turismo com Realidade Aumentada e modelos 3D

O setor do Turismo está em evolução constante, na procura de formas inovadoras de atrair e envolver os viajantes. Nos últimos anos, a Realidade Aumentada (Augmented Reality ou AR) tem emergido como uma ferramenta de transformação da experiência turística. Frequentemente associada a modelos 3D que surgem projetados no espaço real, a AR promete redefinir a maneira como o turista interage com os pontos de interesse turístico:

Imersão em Cultura e reconstituições históricas


A Realidade Aumentada convida os turistas a mergulhar na história e cultura, de uma forma completamente nova. Por exemplo, aplicações de AR podem sobrepor informações históricas e arquitetónicas sobre o local, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais profunda do contexto e da evolução do monumento. Os modelos 3D tornam essa experiência ainda mais real, ao apresentar visualizações detalhadas das várias fases de construção de um monumento ou mesmo reconstruções históricas de uma ruína. A reconstituição de um determinado evento também é possível, e consegue representar de uma forma muito intuitiva, que envolve o turista na ação e no espaço em que se encontra.

Criação de destaques turísticos e locais pouco acessíveis


Com esta tecnologia, os visitantes podem ser conduzidos para olhar para um determinado local que antes passava despercebido. Podemos destacar um pormenor de um espaço pouco visível ou revelar um espaço que não está acessível, através de um dispositivo móvel, que permita visualizar reconstruções digitais 3D dos edifícios e explorar virtualmente os seus interiores, mesmo quando estão fechados ao público.

Gamificação do Turismo


A Realidade Aumentada torna-se uma ferramenta muito útil nas situações em que o turista é convidado a explorar um destino turístico, como se fosse um jogo. Através de desafios, os jogadores são recompensados com a descoberta de novos lugares. Aplicações com AR são particularmente eficazes na gamificação do Turismo, ao permitirem dar pistas e informações complementares à medida que o utilizador se aproxima do local a descobrir. Estas pistas ou elementos visuais vão ajudar na navegação e exploração da cidade.

Condução da visita


Num circuito de visitação, a AR pode servir de fio condutor da visita, criando uma experiência nova. Através de indicadores virtuais em vários pontos de visita, o visitante é guiado pela realidade aumentada em modo exploratório. Com a criação de elementos visuais criativos e mesmo animados no contexto do espaço físico, é possível transformar completamente um local e criar uma nova experiência turística.

Envolvimento do visitante


Experiências interativas que reagem com a interação com o turista, oferecem oportunidades únicas para envolver os visitantes de forma imersiva. Através destas experiências interativas, os turistas podem sentir-se mais conectados com os locais, incentivando-os a visitar várias vezes o mesmo destino, com o intuito de conhecer novas experiências AR.


Em resumo, a realidade aumentada continua em constante transformação, na forma como os turistas exploram e interagem com os destinos. Ao oferecer experiências imersivas, informações contextuais e gamificação, esta tecnologia consegue elevar a experiência do utilizador e valorizar os destinos turísticos.

Para saber mais sobre este tema entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *