Realidade aumentada criativa e acessível

A tecnologia da Realidade Aumentada (AR) tem evoluído bastante para conseguir experiências cada vez mais fluídas e imersivas. Nos últimos anos, esta tecnologia tornou-se acessível, não apenas para developers mas também para artistas, criativos e todos aqueles que pretendam explorar as possibilidades da AR. Hoje existem várias plataformas que permitem que qualquer pessoa sem conhecimento de programação possa lançar o seu próprio efeito ou objeto em realidade aumentada e foi nas redes sociais que esta se difundiu.

O Facebook e Instagram disponibilizam a possibilidade de qualquer pessoa que esteja à vontade com criação de imagem, vídeo e grafismos possa apresentá-los em AR. São várias as possibilidades que permitem criar um simples filtro que se aplica com a deteção do movimento do rosto, mas também a colocação de objectos 2D, modelos 3D ou animações sobre um plano detetado pelo telemóvel. O potencial de envolvimento dos utilizadores é imenso, já que estes podem criar stories, filmar, criar fotografias criativas ou selfies junto da sua personagem favorita em 3D.

Quisemos experimentar e disponibilizámos na nossa página de instagram, um filtro que permite que qualquer pessoa aceda ao nosso avião de fotografia aérea, à escala, em qualquer lugar, quando quiser, no seu smartphone. O resultado será idêntico a este:

Para experimentar o filtro basta aceder pela app instagram à nossa página, na tab dos filtros selecionar o filtro e experimentar:

Na Bolsa de Turismo de Lisboa que aconteceu no mês de março deste ano – BTL’22 –  também aproveitamos para colocar o nosso roll up em realidade aumentada, numa versão modelada em 3D:

Os potenciais da realidade aumentada são muito abrangentes e, embora já tenhamos desenvolvido várias apps com realidade aumentada para clientes, não resistimos em testar o que as redes sociais proporcionam, que pode facilmente ser transformado em campanhas para eventos como a BTL, ou promoção da marca para envolver ainda mais os utilizadores.

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