Orthos 3D – Digital Twins de cidades

O tema dos Digital Twins – gémeos digitais – tem assistido a um crescimento exponencial de interesse, no âmbito do novo padrão de gestão urbana das cidades inteligentes. Sendo réplicas digitais de uma realidade física, os gémeos digitais provenientes de orhos 3D prometem conseguir uma representação fiel e rigorosa de uma cidade inteira.

O orthos 3D, ou ortofotomapas 3D, enquanto digital twins de cidades tornaram-se numa tendência da transformação digital, uma vez que permitem uma representação com precisão e extremo detalhe da cidade, com informação georreferenciada. Este tipo de gémeos digitais têm uma capacidade impressionante de representar fielmente o mundo real e daí obter grandes quantidades de dados, associados a um Sistema de Informação Geográfica, o que contribui significativamente para uma tomada de decisão mais eficaz.

Processo: da recolha de imagem ao processamento dos dados

Na prática, a fotogrametria aérea permite a aquisição e processamento de imagens aéreas de diferentes ângulos e gera modelos fieis do mundo real, com representação rigorosa das construções, relevo e vegetação, gerando um produto de alta qualidade e rigor geográfico que apelidamos de ortofotomapas 3D. Desta forma, a tecnologia cria um modelo 3D da cidade muito detalhado, com mapeamento da imagem real nas faces do modelo. Esta informação pode ser integrada em Sistemas de Informação Geográfica já existentes, criando uma camada adicional de informação de uma riqueza temática incomparável.

A grande vantagem deste produto consiste na sua acessibilidade. Com esta informação, o responsável pelo planeamento do território tem a capacidade efetuar várias análises e recolha de dados de forma simples e direta, evitando a necessidade de ir ao campo fazer medições e levantamentos morosos e dispendiosos.

Para além da visualização do modelo real de toda a cidade em 3D, os digital twins de cidades permitem realizar o planeamento urbano e gestão de operações de forma rápida e barata.

Case Study

Veja-se o exemplo concreto do digital twin que a InfoPortugal produziu para o município de Cascais, um projeto pioneiro em que, partindo de uma levantamento aerofotográfico de toda a cidade, conseguiu-se, não só uma réplica digital com toda a informação georreferenciada, mas também uma aquisição sem precedentes de dados espaciais que permitem uma série de medições e estudos. Ou seja, a partir do mesmo modelo consegue-se extrair, processar e comparar um grande volume de dados, permitindo servir de base para o planeamento, simulação e previsão de futuros projetos na cidade.

Conclusão

Concluindo, os digital twins de cidades visam melhorar a eficiência e a sustentabilidade associado ao tema das cidades inteligentes. E o seu potencial é imenso, no sentido em que consegue abranger as mais diversas áreas, essenciais para a criação e manutenção de uma cidade, que vão desde a logística, consumo de energia, comunicações, planeamento urbano, prevenção de desastres, construção civil, transportes, etc.

Para saber mais sobre os nossos serviços de Orthos 3D e Sistemas de Informação Geográfica, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *