5 Aplicações de Realidade Aumentada nos SIG

Ao contrário da realidade virtual, que cria na totalidade um mundo artificial à nossa frente, a Realidade Aumentada (RA) permite a percepção do mundo real mas com a adição digital de recursos extra.

Inicialmente esta tecnologia era apenas visível através dos ecrãs dos nossos telefones. Estes, por meio da câmara, registavam imagens às quais eram adicionados os elementos tridimensionais complementares. Atualmente a realidade aumentada já evoluiu para além disso. Em vez de termos de desviar o olhar para um ecrã já podemos utilizar os primeiros dispositivos que podem ser usados tais como simples óculos. Estes dispositivos tendem a ser cada vez mais pequenos, servindo apenas de periférico para os smartphones que fazem o todo o processamento da informação.

Apesar de a RA estar ainda na sua infância, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) já estão a adotar essa tecnologia. Mas quais poderão ser as aplicações da Realidade Aumentada nos SIG?

1 – Utilização subterrânea

Todos sabemos que existem tubos e canos subterrâneos sob os nossos pés. Com a realidade aumentada, em vez de simplesmente estarmos a olhar para um bloco de cimento, podemos aceder a uma visão alternativa que nos mostra a infraestrutura de tubagem por detrás dele. Assim nem é preciso cavar um buraco no chão para sabermos por onde passam os canos.

2 – Arquitetura e Design

Para muitos é difícil imaginar um objeto tridimensional simplesmente através da sua representação plana. Ao projetar algum objeto ou edifício talvez fosse melhor simplesmente podermos pegar no seu modelo 3D e coloca-lo no sítio para ver como este iria ficar exatamente. A realidade aumentada ajuda-nos justamente a compreender os impactos visuais que estas construções irão ter.

3 – Assistência de Navegação

Os nossos telefones sabem onde estamos e para que direção estamos virados. Isso significa que pode ajudar-nos a saber por onde ir numa realidade aumentada. Com auxilio da RA podemos receber indicações justapostas ao mundo real de forma a tornar a nossa navegação mais simples e eficaz.

4 – Turismo

A realidade aumentada pode também ajudar no turismo. Imaginemos umas ruínas histórias que ganham vida à nossa frente e, de repente, passamos a ver os edifícios reconstruídos tais como eles eram originalmente. Ou dentro de um museu, quando nos depararmos com uma determinada peça que nos agrada podemos aceder a informação extra simplesmente olhando para ela. 

5 – Impedimentos visuais

A realidade aumentada não se limita a acrescentar conteúdo visual. Um dispositivo de RA pode, por meio de câmaras ou mesmo um sistema de LIDAR, detectar o mundo à sua volta e fornecer informações sonoras a pessoas com impedimentos visuais. Já estão atualmente disponíveis no mercado dispositivos capazes de ler textos, reconhecer cores, objetos e até mesmo faces.

A realidade aumentada está totalmente relacionada com o nosso posicionamento no espaço. Com a adoção generalizada desta tecnologia os Sistemas de Informação geográfica irão ter inúmeras oportunidades para novas aplicações e serviços que certamente irão trazer grandes vantagens para o nosso estilo de vida. 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *