XACOBEO 2021: por Caminhos de Santiago

Em Santiago de Compostela celebra-se o Ano Jubilar, sempre que o dia de Santiago Maior (25 de julho) coincide com um domingo. Este evento, também designado por Xacobeo, só acontece quatorze vezes a cada século. Este Ano Jubilar começou no dia 31 de dezembro, aquando da abertura da Porta Santa da catedral e irá prolongar-se pelos doze meses seguintes.

O Xacobeo 2021 é considerado um evento de excepcional interesse público, pois engloba um enorme dinamismo cultural, social e turísticoEste evento não se sente apenas em Espanha, mas em vários países, movendo peregrinos e caminheiros a Santiago de Compostela através dos “Caminhos de Santiago”.  Múltiplas iniciativas em Portugal já estão a decorrer como forma de comemorar o Xacobeo 2021. Existem vários caminhos ao longo do território nacional que podem ser percorridos rumo a Santiago de Compostela: o mais antigo é o Caminho do Norte, que parte da Sé do Porto; o Caminho Interior liga Viseu a Chaves e tem agora sinalética orientadora e albergues para os peregrinos; o Caminho Central Português, um percurso de peregrinação a Fátima; o Caminho Português da Costa, apesar de não ser o mais direto, é um dos caminhos mais percorridos em Portugal com vista para o mar; e o Caminho de Torres, a grande novidade apresentada o ano passado pelas Comunidades Intermunicipais Alto Minho, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa.

Aproveite a oportunidade e não deixe de experimentar o novo o Caminho de Torres, um itinerário jacobeu que percorre antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente da península e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela.

O Caminho de Torres é uma rota que passa por sítios classificados como Património Mundial e por vários Centros Históricos de Portugal. O projeto garante ainda um bom suporte de orientação para os peregrinos que pretendem explorar este novo percurso. No Guia pode encontrar mapas detalhados das 24 Etapas do Caminho de Torres e respetivos perfis de altimetria, além de 24 Mapas dos Centros Históricos, com pontos de interesse turístico. Saiba mais sobre o projeto e informação detalhada sobre estes mapas, produzidos pela InfoPortugal, aqui.

O Ano Xacobeo 2021 e as suas festividades irão certamente ser um evento marcante e de grande interesse cultural e espiritual.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *