As potencialidades dos Modelos Digitais 3D na preservação do Património Histórico e Cultural

Os Modelos Digitais 3D de monumentos e de objetos têm o potencial de serem ferramentas valiosas para preservação e reconstituição do património histórico e cultural.

A preservação do património é uma tarefa desafiadora, pois os monumentos e objetos antigos podem ser sujeitos a danos causados ​​pelo tempo e pelo uso. Os modelos digitais 3D podem ser usados ​​para documentar e preservar esses mesmos artefactos de uma forma precisa e detalhada. Esses modelos 3D podem ser usados ​​para criar réplicas virtuais dos artefactos, também conhecidas por “gémeos digitais”, que podem ser estudadas e apreciadas sem se correr o risco de danificar os objetos reais.

Igreja do Corpo Santo – Porto

Catedral de Évora – Évora

Além disso, os modelos digitais 3D também podem ser usados ​​para reconstruir monumentos e objetos que tenham sido danificados ou até mesmo destruídos. Isso é especialmente útil quando não há registros fotográficos ou desenhos precisos dos artefactos originais. A reconstrução virtual permite que arqueólogos, historiadores e outros especialistas criem uma representação precisa do que o artefacto original poderia ter sido, o que é importante para entender como ele possa ter sido usado ​​e qual teria sido o seu significado original.

Templo de Diana – Évora

Os modelos digitais também podem ser usados ​​para criar simulações de como os monumentos e objetos antigos eram usados, ​​e para se compreender a forma como eram integrados na cultura e na sociedade da época. Isso pode ser particularmente valioso para entender como as pessoas viviam e como se relacionavam com o património histórico e cultural em questão.

Catedral de Portalegre – Portalegre

Além disso, os modelos digitais também podem ser usados ​​para criar exposições virtuais que possibilitem aos visitantes explorar os monumentos de maneira interativa e imersiva. Isso pode ajudar a aumentar o interesse e a compreensão dos visitantes relativamente ao património histórico e cultural, especialmente entre as gerações mais jovens que estão mais receptivos às tecnologias digitais.

Ermida de Santo André – Beja

É importante mencionar que os modelos 3D devem ser criados com precisão e atenção aos detalhes, para garantir a precisão histórica e cultural. Isso requer a colaboração de especialistas em arqueologia, história e outras disciplinas relacionadas, para verificar que os modelos são coerentes com os conhecimentos atuais sobre o património histórico e cultural.

Igreja da Misericórdia – Beja
Sé de Braga – Braga

Os modelos digitais 3D não podem, nem pretendem substituir os objetos físicos originais. Mas são uma importante ferramenta para nos ajudar a conhecer melhor e a interagir com o nosso passado, de uma forma inovadora, pois permitem acessibilidade, preservação e a possibilidade de estudo à distância, sem prejudicar os artefactos originais. Os modelos digitais 3D ajudam a tornar a história mais atraente e acessível para uma ampla variedade de públicos.

A InfoPortugal tem uma vasta experiência na produção de Modelos Digitais 3D, associados à sua extensa base de dados de pontos de interesse, o que permite uma garnde variedade de aplicações destes modelos em Soluções de Turismo, inseridos em plataformas georreferenciadas. O seu potencial imersivo é imenso quando inserido em plataformas interativas, sejam websites, apps, mesas interativas, realidade virtual, hologramas, modelos digitais de terreno interativos, etc.

Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo, entre em contacto connosco ou veja aceda ao nosso portfolio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *