5 benefícios da Cartografia para o Turismo

A Cartografia e o Turismo são dois sectores distintos, mas intrinsecamente relevantes para a economia nacional. À primeira vista, os dois sectores parecem ter pouca relação um com o outro, no entanto, é quando a Cartografia é aplicada a soluções de Turismo, que este atinge o seu maior potencial. Na verdade, a Cartografias oferece uma variedade de vantagens que auxiliam tanto os turistas, quanto os profissionais do setor do Turismo. Por isso, destacamos cinco benefícios na integração da Cartografia em Soluções de Turismo:

  1. Gestão de recursos turísticos: A Cartografia é imprescindível na gestão do território e na organização dos recursos turísticos. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG), por exemplo, uma plataforma WebSIG permite a criação de mapas temáticos, onde é possível destacar os locais de interesse turístico, organizar em várias categorias estratégicas, e obter métricas à volta dessa informação geográfica, prestando-se aos mais variados estudos. Desta forma, o SIG vai auxiliar na tomada de decisão e na implementação de medidas de organização, gestão e sustentabilidade dos recursos turísticos, regulamentação do fluxo de visitantes, visualização do investimento por segmento, etc.
  2. Promoção de destinos turísticos: Mapas turísticos, em papel ou interativos, desenvolvidos com informações geográficas detalhadas sobre atrações, eventos, recursos naturais e culturais ajudam na promoção de destinos turísticos. Esses mapas podem ser utilizados em campanhas de marketing, materiais promocionais, websites e apps de turismo e visitas virtuais, para atrair visitantes e aumentar o interesse por determinadas regiões.
  3. Planeamento de viagens: Através da Cartografia, o turista pode visualizar a distribuição geográfica de destinos e pontos turísticos, o que facilita o planeamento de itinerários de viagem eficientes.
  4. Orientação e navegação: navegação em GPS e Mapas turísticos com cartografia atualizada fornecem informações essenciais sobre pontos de interesse, hotéis, restaurantes, infraestruturas de transporte, etc. Estes podem oferecer informações em tempo real sobre atrações, eventos, condições climáticas, transportes e recomendações personalizadas com base nas preferências do viajante, melhorando significativamente a experiência do utilizador durante a viagem.
  5. Experiência do utilizador personalizada: Experiências de realidade aumentada que projetam informação complementar no local, proporcionam uma experiência mais imersiva e personalizada ao turista, potenciando uma relação e uma nova forma de usufruir do local.


Em suma, é quando integramos a Cartografia em Soluções de Turismo que se obtém um produto de excelência, capaz de combinar a tecnologia e a informação geográfica com as plataformas e experiências turísticas. Esta traz vários benefícios que melhoram a experiência do viajante e promovem o desenvolvimento sustentável do Turismo.

Por isso, a InfoPortugal fornece Soluções integradas de Turismo e Cartografia, para garantir um produto diferenciador, verdadeiramente eficiente e chave-na-mão. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo, entre em contacto connosco ou aceda ao nosso portfolio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *