Portugal como Destino Sustentável: a tendência do Turismo em 2021

Afirmar Portugal como Destino Sustentável é a visão que marca este ano e a tendência do setor de Turismo para o futuroO tema da sustentabilidade não é novo, mas numa altura de pandemia, está a ser afirmado com mais força pelo Turismo de Portugal. Depois do 1º mês de 2021 ter passado, percebemos que ainda é cedo para se falar numa realidade pós-covid. No entanto, planear e antever o futuro do Turismo em Portugal é fundamental. O conceito de sustentabilidade e a afirmação das suas boas práticas vem trazer esperança numa viragem positiva para o futuro próximo.

No início do ano, o Turismo de Portugal lançou a campanha #CantSkipTomorrow, que se foca no Turismo Sustentável, nas suas vertentes social, económica e ambiental. Esta campanha pretende chamar à atenção dos perigos da má gestão ambiental e apresenta diversas soluções para reabilitar o Turismo. Um dos principais propósitos deste conceito é tornar o setor do turismo mais amigo do ambiente, apelando à responsabilidade do turista, à consciência coletiva e à vontade de proteger aquilo que foi atribuído aos destinos pela Natureza. Desta forma, cada destino irá promover os seus ativos naturais através de um conjunto de iniciativas e boas práticas, que apresenta uma Natureza que deslumbra os viajantes, mas que só se manterá assim se cada destino se responsabilizar por atrair visitantes mais respeitadores e mais conscientes. Aqui é também necessário capacitar os destinos de ferramentas e Soluções de Turismo que envolvam e movam as pessoas neste sentido.

Estes destinos sustentáveis estão a receber a Certificação Internacional de Destino Sustentável, entregue pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), de forma a ser mais fácil ao turista saber quais são as regiões mais apropriadas a este novo tipo de turismo. Portugal está na lista de oito países com regiões certificadas pelo GSTC, através do arquipélago dos Açores, que foram os primeiros a receber o certificado. 

 

Aproveite e fique a conhecer algumas das sugestões destes destinos sustentáveis, com o All About Portugal. Portugal tem imenso potencial no Turismo Sustentável, não só na região dos Açores, mas também em muitos outros destinos nacionais “certificados pela Natureza”. Dos passadiços às levadas da Madeira, das praias fluviais às escapadinhas, deixamos várias sugestões para (re)descobrir e preservar o nosso território.

 

O Turismo Sustentável pretende ser o turismo do futuro e é um dos principais objetivos da Estratégia Turismo 2027, que está a ser apresentado como a resposta para algumas das questões de grande importância da nossa atualidade. 

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *