Mapas Ilustrados: a cartografia ganha vida

Ilustração e Infografia para representação cartográfica

Explore uma região com o Mapa Ilustrado, onde pode consultar informação sobre o território e pontos de interesse, de forma lúdica e interativa. A InfoPortugal desenvolve Soluções de Turismo e Cartografia, que podem ser aplicadas em vários suportes de comunicação, com destaque para os Mapas Ilustrados, que se apresentam como um produto diferenciador, com valor artístico

O Mapa Ilustrado permite representar com realismo e detalhe as características do território, podendo assumir várias temáticas, por exemplo, Património, História, Natureza…sob a forma de infografia. A Cartografia é completada com informação dos Pontos de interesse, representação das espécies de Fauna e Flora típicas da localidade, tradições e costumes, percursos, atividades de Natureza e outros elementos de interesse a georreferenciar no mapa.

A criação dos Mapas Ilustrados envolve várias tarefas, tais como, a produção da base cartográfica, modelação 3D de pontos de interesse, como por exemplo Monumentos, Cascatas, Barragens entre outras, pintura e edição digital do modelo do relevo e dos modelos 3D, ilustração da fauna e flora, criação de iconografia, design do mapa e paginação do layout.

MAPA DE RELEVO

O processo para a produção dos Mapas Ilustrados é iniciado com a definição da área do mapa, para criar a base cartográfica e o relevo. A base cartográfica apresenta as vias, localidades, freguesias, hidrografia, direções, entre outras informações definidas pelo cliente.

O modelo de relevo é obtido através de uma nuvem de pontos, o qual contém a altimetria do terreno, caracterizado pela cor e sombras das montanhas e vales, de forma a se obter uma percepção realista e tridimensional do relevo. Finalmente, em conjunto com a fotografia aérea, o relevo do mapa é pintado à mão, de forma a ilustrar as características da região: áreas agrícolas, áreas urbanas, praias fluviais, áreas de montanha, áreas de relvado, etc. 

MODELAÇÃO 3D

Com base na recolha fotográfica dos pontos de interesse (igrejas, monumentos, edifícios históricos, etc) são analisadas as texturas, a volumetria e o espaço envolvente. A modelação 3D é feita em torno de todas as faces do objecto, de forma a que estes possam ter várias aplicações para além do mapa ilustrado: Vistas 360º, Mapas Interativos, Visitas Virtuais ou Merchandising.

Para o Mapa Ilustrado, é necessária a fase de pós-produção, na qual o modelo 3D é pintado:

ILUSTRAÇÃO E PINTURA DE RELEVO, FAUNA E FLORA

Para a ilustração das espécies de fauna e flora mais proeminentes da região, é criada uma ilustração 2D para cada espécie. O relevo do mapa é pintado manualmente, de forma a integrar melhor todos os elementos no mapa, além de conferir mais realismo e expressividade.

PAGINAÇÃO E LEGENDA

Após a criação dos Modelos 3D dos pontos de interesse, Ilustração da fauna e flora e da pintura do relevo sob uma base cartográfica, inicia-se a paginação dos vários elementos de design, legendas e outra informação complementar no layout.

O mapa ilustrado é um produto muito completo que reúne a contribuição de várias áreas: Cartografia, Editorial e Design. A ilustração e a infografia acrescentam valor à informação cartográfica e conseguem captar o interesse do público. Numa altura em que o digital prevalece sobre o papel, os mapas ilustrados tornam-se um produto que atrai mercados turísticos, pelo seu valor artístico e conteúdo. Mais que um suporte que orienta o turista na região, os mapas ilustrados são também um souvenir, uma memória da sua visita.

O mapa ilustrado pode também ser aplicado a suportes digitais interativos, onde os elementos do mapa se tornam clicáveis, para que o utilizador navegue e aceda a mais informação.

Conheça outros mapas ilustrados que produzimos aqui.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *