Mapas Turísticos em Realidade Aumentada

Os Mapas Turísticos em papel continuam a ser um objeto com muita procura pelos turistas, não só para conhecer os pontos de interesse do local mas sobretudo como souvenir ou lembrança da região que visitaram. Embora a versão digital seja mais conveniente e os GPS sejam a ferramenta de eleição para navegação, os mapas turísticos impressos tornaram-se um objeto de culto, uma peça de design enriquecida com ilustrações, infografias e modelos 3D.

Embora a versão digital do mapa turístico apresente vantagens face à versão impressa, permitindo interatividade e apresentar informação atualizada sem limite de espaço, a versão em papel não se tornou obsoleta. Com a tecnologia da Realidade Aumentada (AR) o mapa em papel adquire um novo propósito e torna-se espaço onde acontecem eventos digitais em AR. Podemos pegar num mapa turístico ilustrado com monumentos em 3D e apresentá-los em Realidade Aumentada sobre o mapa físico. Para o efeito, preparamos uma experiência sobre um detalhe do Mapa Ilustrado da Madeira, no qual podemos apontar o telemóvel ou tablet e visualizar a Sé do Funchal em 3D, nas várias perspetivas.

Vamos explicar como pode fazer:

Na imagem abaixo aceda ao QRcode através do seu telemóvel, que irá abrir a app do Instagram, já com o nosso filtro aberto para poder testar. De seguida, aponte para a imagem da Sé e aguarde que o modelo 3D seja carregado em realidade aumentada. Pode também imprimir esta imagem e experimentar rodar o papel para ver o modelo 3D nas várias perspetivas (faça download da versão PDF aqui).

O efeito será algo semelhante a isto:

Para testar mais experiências de Realidade Aumentada aceda à tab dos filtros da nossa página no Instagram: https://www.instagram.com/infoportugal.pt/

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *