O poder da visualização de informação em Mapas

São várias as potencialidades representativas e funcionais que os mapas podem assumir. Hoje em dia, os mapas vão além da representação cartográfica de uma região, conseguindo uma grande capacidade de visualização de informação. Estes permitem interatividade, visualização de dados, contam histórias e podem ser um objecto com valor artístico. A InfoPortugal oferece várias possibilidades e tipologias de mapas, quer a nível da informação a representar, seja ao nível da expressividade e estilo de mapa.


Mapas de Estradas

Mapa que privilegia a representação detalhada das vias e acessos, apresentando a sua hierarquia, nós de autoestrada e via-rápida, km’s entre nós ou cruzamentos representados, passagens superior/ inferior, para além da restante informação das localidades, hidrografia, caminhos de ferro ativos, serras e áreas protegidas. Aqui pode-se incluir também informação dos postos de abastecimento, praias, aeroportos e aeródromos, transportes auto via marítima e outros pontos de interesse e serviços.

Este é um mapa muito completo a nível de informação e, como tal, pretende-se um estilo simples que favoreça a leitura e consulta imediata da informação.


Mapas Altimétricos

Os mapas altimétricos caracterizam-se pela representação do relevo através de curvas de nível com indicação numérica das respetivas altitudes, associadas ao nível médio das águas do mar, com o intervalo de altitudes discriminadas. Desde as zonas mais costeiras onde se encontram os locais com altitudes na classe entre 0 e 50 metros, até aos pontos mais altos de Portugal Continental que atingem valores na classe entre 1.600 e 2.000 metros de altitude. Ideal para representar rotas e percursos, este tipo de mapa pode ser completado ainda com informação dos marcos geodésicos.


Mapas de Relevo

Um mapa de relevo é uma representação tridimensional do terreno através da qual é possível perceber as zonas de baixa altitude e as zonas de elevada altitude. A representação do relevo é ideal para mapas de zonas de serra, parques naturais ou em mapas com enfoque na temática da Natureza, onde a caracterização do terreno é relevante. Este tipo de mapa pode ser ainda completado com ilustração da fauna e da flora, pontos de interesse e representação 3D de destaques e atrativos turísticos no mapa.


Mapas Ilustrados

Os mapas ilustrados podem assumir as mais variadas formas e expressividade plástica, que tornam a leitura do mapa mais atrativa e funcional, de forma a reter a informação mais relevante.

Este mapa é o ex-libris dos mapas da InfoPortugal por ser um suporte com muita adesão na área do Turismo. É um mapa que pelo seu carácter infográfico permite enriquecer a cartografia com visualização de dados e outro tipo de informação. Desta forma, tem um grande poder informativo e impacto visual, ideal para o storytelling. A criação deste mapa contempla a criação e pintura manual do relevo do terreno, a ilustração da fauna e flora e modelação 3D de património edificado e natural, com pós-produção e pintura digital por ilustradores e designers experientes. Saiba mais detalhes deste tipo de mapa aqui.

De salientar que estes mapas não servem apenas para orientar o turista, têm valor artístico e podem mesmo servir de souvenir, uma recordação de uma determinada região.


A ilustração nos mapas pode ainda assumir vários estilos, através do uso de outras técnicas. Podemos ter um mapa flat com cores sólidas e apontamentos geométricos, ou um mapa feito em aguarela que confere um efeito artístico e suave. Um mapa com estilo linear, no qual todos os elementos gráficos e ilustração das fachadas dos edifícios estão em outline, ou um mapa com grandes áreas de cores garridas, por exemplo.

Mapas Flat

O mapa Flat apresenta uma representação visual simplificada de uma região, com design simples e minimalista, tipicamente com cores planas e iconografia sintética. Este estilo permite, no entanto, uma variedade de estilos e uma aproximação gráfica à identidade visual de cada marca.

mapa-Douro-Alliance-by-InfoPortugal

Mapa Urbano / Cidade

Os mapas urbanos são mapas de cidade de escala mais reduzida, com aproximação e detalhe de informação. Este mapa é destinado à orientação na cidade, podendo apresentar vários tipos de informação: o edificado da cidade, a zona histórica, os nomes de ruas, a indicação de sentido único e estradas pedonais, áreas verdes e espaços públicos, o desenho das muralhas, caso se verifique, além da sinalização de pontos de interesse e serviços públicos.


Conheça alguns dos exemplos mais representativos do nosso portfolio dos vários mapas apresentados:

Mapas concelhios das Montanhas Mágicas;

Mapa de Estradas Expresso;

Mapas Alentejo;

Mapa Turístico CIM Tâmega e Sousa;

Mapa turístico do concelho de Coruche;

Mapa Turístico Porto e Norte;

Douro Alliance.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *