Projeto de levantamento das áreas emersas das Barragens do Alto Rabagão, Cabril e Castelo do Bode

Tendo em conta o reduzido nível a que se encontravam as albufeiras das barragens do Alto Rabagão, Cabril e Castelo do Bode em novembro de 2022, estavam reunidas as condições ideais para efetuar o levantamento das suas áreas emersas

Assim sendo, a EDP Produção (EDP P), consciente da importância deste trabalho, adjudicou à InfoPortugal a prestação de serviços para mapear estas áreas solicitadas.

O objetivo principal deste projeto foi representar as áreas envolventes aos planos de água das albufeiras acima mencionadas, compostas pelas faixas emersas que delimitam essas albufeiras entre o plano de água e as cotas de Pleno Armazenamento, estabelecidas pela EDP P.

Este trabalho resultou na entrega de vários produtos fundamentais para o mapeamento destas extensas áreas:

  • Cobertura aérea com 10cm/pixel:

Através da captura de imagens aéreas com uma resolução de 10 centímetros por pixel, foi possível obter uma visão detalhada da área de interesse nas barragens. Essas imagens fornecem uma representação visual clara e precisa dos terrenos, vegetação e características presentes nestas áreas.

Foi produzida uma cartografia precisa e detalhada à escala 1:2000, fornecendo vastas informações geográficas das áreas emersas. Este produto permite uma análise minuciosa dos terrenos.

  • Nuvens de pontos com cor real:

O levantamento realizado incluiu a captura de nuvens de pontos, representando as áreas pretendidas com uma nuvem de pontos tridimensionais. Essas nuvens de pontos apresentam cores reais, permitindo uma visualização realista e uma análise minuciosa das características topográficas destas áreas.

  • Modelos Digitais de Terreno (MDT):

Foram gerados Modelos Digitais de Terreno (MDT) com base na totalidade dos dados 3D recolhidos na fase de restituição fotogramétrica. Estes modelos disponibilizam informações altimétricas precisas e pormenorizadas, permitindo uma avaliação rigorosa da topografia das áreas emersas das barragens.

  • Ortofotomapas digitais:

Foram ainda fornecidos ortofotomapas digitais, que combinam a cobertura aérea com a cartografia obtida, para criar mapas georreferenciados de alta resolução. Esses ortofotomapas garantem uma representação real da área de interesse e facilitam a interpretação das informações geográficas.

Este projeto de levantamento das áreas emergentes destas barragens, com uma área total de 3557ha, permitiu uma análise abrangente e rigorosa. Os dados recolhidos da barragem do Alto Rabagão com 1281ha, Cabril com 1137ha e Castelo do Bode com 1139ha, permitem uma análise relevante da topografia, dos elementos naturais e dos aspetos geográficos envolvidos nas áreas emersas dessas barragens. Assim, garante-se uma gestão aprimorada, um aumento da capacidade e eficiência nas análises e no processo de tomada de decisões futuras relacionadas a estes recursos hídricos. 

Curvas de nível da Barragem do Alto Rabagão
Fotografia aérea do Castelo do Bode
Curvas de nível do Castelo do Bode
Fotografia aérea da Barragem do Cabril
Curvas de nível da Barragem do Cabril

Para saber mais sobre os nossos serviços de Cartografia e Fotografia Aérea, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *