Posicionamento Cinemático em Tempo-Real: novo serviço já está disponível em Portugal para correção de sinal de GPS

Real Time Kinematic (RTK) ou Posicionamento Cinemático em Tempo-Real trata-se de uma técnica de melhoramento da precisão do sinal de um receptor  GNSS. Os receptores tradicionais GPS, tais como os de um smartphone, apenas conseguem determinar um posicionamento com uma precisão de 2 a 4 metros. Mas os receptores GNSS RTK fornecem correções ao nível do centímetro para uma grande variedade de aplicações e receptores.

As distâncias são medidas comparando um código gerado por um satélite com um código interno semelhante de um receptor no solo. Ambos os códigos são processados (a diferença de tempo entre ambos os códigos multiplicada pela velocidade da luz) resultando no valor da distância. Existem dois receptores usados no RTK, as estações base e o Rover.

Uma estação base é um recetor GNSS de coordenadas conhecidas com grande precisão. Esta estação permite também corrigir os efeitos da ionosfera no sinal proveniente do satélite. De seguida os sinais da estação base são enviados para a estação Rover que os cruza novamente com os do satélite permitindo assim acertos de posição muitos precisos ao nível do centímetro. Estes dados podem ser descarregados à posteriori.

Na InfoPortugal, tiramos partida desta tecnologia de alta precisão. Após as nossas recolhas de fotografia aérea combinamos as imagens obtidas com as localizações geradas através deste sistema para obtermos referências extremamente rigorosas. 

Portugal já dispões de uma grande parte do seu território coberto por esta tecnologia de grande exatidão. Este tipo de levantamento e mapeamento é altamente importante em atividades que requeiram grandes níveis de precisão tais como serviços de cadastro, construção, e até navegação de drones.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *