Sabia que existe um espólio cartográfico digital gratuito?

Descubra um arquivo de mapas históricos de Portugal e uma vasta documentação sobre Cartografia, acessível a todosdisponível para descarregar gratuitamente.  

A Biblioteca Nacional Digital (BND) trata-se de uma plataforma digital que visa fornecer gratuitamente versões digitalizadas de todo o tipo de manuscritos e impressos nacionais de importância histórica, cultural e patrimonial.

Um dos grandes objetivos da BND visa a conservação de documentos originais, especialmente os mais antigos, raros ou frágeis. A BND pretende também contribuir para a democratização do acesso a coleções patrimoniais. A digitalização dos conteúdos facilita o seu acesso para projetos culturais ou científicos, a nível nacional, comunitário e internacional. A maioria dos conteúdos providenciados pela BND integram-se na categoria do domínio público. Portanto são documentos sobre os quais já não recaem os direitos de autor, podendo ser livremente utilizados para quaisquer fins, sem a necessidade de autorizações. São diversas as categorias dos documentos disponibilizados pela BND. Desde livros a publicações periódicas, iconografia, partituras e até mesmo cartografia.

Os documentos consultados nesta plataforma podem ser filtrados por século, autor e título. A categoria da cartografia dispõe de um vasto número de exemplares que remontam desde o século XV. Desde cartas cartográficas de Portugal continental, ilhas, antigas colónias ou inúmeras outras localizações, cartas itinerárias, cartas das correntes dos rios, cartas agrícolas, vinícolas, submarinas e até mesmo planos de batalhas históricas.

Comparações e estudos históricos, análise de informações e gráficos, investigação vernacular ou simplesmente a contemplação artefactos gráficos desenvolvidos através de processos manuais e analógicos que contrastam com a nossa realidade digital e informatizada. São inúmeras as possibilidades e utilizações que se podem dar a este vasto conjunto de documentos cartográficos, que despertam a nossa curiosidade e incentivam o nosso poder criativo.

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *