SIG em soluções de Turismo por InfoPortugal

7 vantagens na integração de SIG em soluções de Turismo

A integração de um Sistema de Informação Geográfica em soluções web e mobile, para promoção turística e dinamização cultural, apresenta claros benefícios. São várias as marcas territoriais, entidades turísticas, instituições museológicas, ou mesmo Municípios que pretendem promover a sua oferta turística e, como tal, precisam de plataformas interativas que correspondam às necessidades e exigências dos mercados. Atualmente, não basta apresentar conteúdos, é importante conseguir relacionar dados geograficamente. A visualização de informação em mapas e apresentação de conteúdo relevante de acordo com a localização do utilizador é um fator fundamental para o sucesso de um portal ou app de Turismo. São várias as suas vantagens:

  1. Pesquisa e consulta eficaz da Oferta Turística: a georreferenciação da oferta turística e a visualização de pontos de interesse num mapa interativo permitem que o utilizador situe, com máxima eficácia e de forma inequívoca, os sítios a visitar.
  2. Controlo e customização dos conteúdos a apresentar no mapa: No mapa é possível identificar o território em questão, através do desenho da área turística. Ao recorrer a um SIG integrado na própria plataforma em vez de direcionar o utilizador para uma plataforma externa, permite total controlo da informação a apresentar no mapa e consegue colocar em destaque o território em questão.
    O mapa interativo permite ainda estruturar a oferta turística como camadas de informação personalizadas, de acordo com a estratégia de comunicação da entidade turística. Conheça todas as potencialidades do nosso mapa interativo aqui.
  3. Maior interatividade e objectividade da ferramenta: a implementação de um SIG no qual o utilizador consegue calcular o percurso mais eficaz para chegar ao local, é a ferramenta ideal para tornar a plataforma mais útil. Conseguir obter direções, com base na proximidade dos pontos de interesse à localização do utilizador, cruzando ainda com informação de trânsito em tempo real, irá permitir planear de forma prática a viagem e se orientar com rigor.
  4. Experiência personalizada: uma ferramenta que permita ao turista planear a sua visita, com a criação de um roteiro de acordo com a seleção de favoritos é a melhor forma de corresponder às expetativas do utilizador. O sistema de favoritos integrado num SIG irá otimizar o planeamento da viagem, apresentado os vários pontos a visitar por ordem de proximidade. No caso da visita se estender por vários dias, será importante que o sistema seja capaz de cruzar outros tipos de informação, de forma a organizar a visita tendo em conta a meteorologia, por exemplo, ou a data dos eventos e sua localização. Dispomos de informação sobre eventos e a programação mais significativa em Portugal.
  5. Apresentação de informação relevante ao utilizador: a integração de um sistema de navegação que oriente o utilizador no local, com sugestões de visita relevantes de acordo com sua a posição é a melhor forma de dar a conhecer a região.
  6. Relacionar informação virtual com o contexto real: outras funcionalidades como realidade aumentada ou tracking da visita em aplicações indoor que assentam num SIG, irá proporcionar uma experiência imersiva que acrescenta valor à experiência do turista.
  7. Fidelização do utilizador e prolongamento do tempo de vida da plataforma: integrar um sistema de informação geográfica que apoia a visita do turista desde a pesquisa e consulta de informação, o momento de planeamento da viagem, passando pela orientação no local até à experiência real da visita, é uma forma de manter o visitante na plataforma, estendendo a sua utilização, ao mesmo tempo que prolonga o tempo de vida do produto. Este tipo de funcionalidades levará o utilizador a recorrer várias vezes à plataforma, permitindo que esta não se extinga num só momento da consulta antes da visita.

A InfoPortugal desenvolve soluções web e mobile integradas com diferentes áreas de conhecimento, com foco nas necessidades dos clientes. O carácter multidisciplinar e a experiência acumulada proporciona uma vantagem competitiva no desenvolvimento e implementação de plataformas interativas de Turismo, para que a solução ideal seja entregue com a máxima eficácia. A extensa base de dados geográficos e informação cartográfica que dispomos permite criar um contexto relevante para a oferta turística que qualquer entidade pretenda promover.

Várias organizações, públicas e privadas, confiam na InfoPortugal o desenvolvimento de soluções à medida, na qual enriquecem os seus conteúdos com a nossa informação georreferenciada, integrada num SIG.

Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo, entre em contacto connosco ou veja um dos nossos casos de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *