Mesa Interativa de Ponte da Barca

O Município de Ponte da Barca pretendia uma plataforma interativa de visualização do Modelo Tridimensional do seu território, com sobreposição dos ortofotomapas. Sobre o Mapa 3D seriam representados os principais monumentos em 3D, com visitas virtuais, fotografias e vídeos.

O Modelo Digital de Terreno é um Mapa interativo que permite visualizar e navegar pelo concelho, conseguindo simultaneamente uma componente geográfica e turística. Sobre o mapa, estão representados os pontos de interesse turístico mais relevantes de todo o concelho, com um marcador 2D ou modelo 3D.

mesa interativa de Ponte da Barca desenvolvida por iIfoportugal

 

O projeto contemplou vários serviços fornecidos pela InfoPortugal, envolvendo as áreas de Cartografia e Fotografia Aérea, em conjunto com a área de Desenvolvimento de Soluções de Turismo:

  • Fornecimento do Modelo Digital do Terreno (MDT) com sobreposição dos ortofotomapas;
  • Implementação de um Sistema de Informação Geográfica para disponibilizar conteúdos multimédia;
  • Design e desenvolvimento de software da aplicação interativa;
  • Fornecimento de Pontos de Interesse;
  • Produção de visitas virtuais de espaços interiores e exteriores, incluindo experiências virtuais aéreas realizadas com drone;
  • Criação de modelos tridimensionais com aplicação de fotografias reais das fachadas dos monumentos;
  • Recolha e produção de vídeos promocionais, com locução em 3 idiomas: português, francês e inglês;
  • Fornecimento de Mesa Interativa de 42”.

 

 

A interface da mesa baseia-se na tecnologia touch, que permite navegar no mapa 3D com o toque, fazer zoom in e zoom out, rotações, alterar a inclinação e a perspetiva do mapa. Na aplicação é possível pesquisar locais e monumentos, filtrar os pontos de interesse por camadas de informação, seja Cultura, Património Histórico, Natureza, etc. Ao selecionar um ponto de interesse no mapa, abre informação detalhada, com galeria de fotografias, vídeo e visita virtual. Aqui também pode experimentar o modo de voo sobre percursos pré-definidos.

 

 

mesa interativa irá estar brevemente disponível no Castelo de Lindoso, para que os seus visitantes consigam viajar virtualmente, explorar os pontos de interesse à sua volta e conhecer todo o concelho de Ponte da Barca.

 

Saiba mais sobre os nossos projetos e consulte no nosso portefólio ou entre em contacto connosco .

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *