Realidade Virtual: viajar sem sair de casa

Hoje em dia é possível visitar inúmeros pontos de interesse turísticos sem sair de casa. A tecnologia atual permite-nos explorar visitas virtuais, onde observamos edifícios, cidades e mesmo regiões, como se estivéssemos no próprio local. Fotografias e vídeos 360º, mapas esféricos, representação tridimensional de monumentos e outras ferramentas de realidade virtual tornam possível a experiência, permitindo assim a transmissão de todo este conteúdo ao utilizador de uma forma conveniente e simples. Estes elementos, quando aliados à georreferenciação, formam uma ferramenta muito eficaz de promover destinos turísticos e pontos de interesse, como museus, monumentos, aldeias, paisagens, áreas de lazer, entre outros. Tudo isto sem a necessidade de abandonar o conforto da nossa casa.

Temos assistido a um grande salto na área da Realidade Virtual com o aparecimento dos óculos VR e a sua difusão cada vez mais acessível ao público geral. Esta tecnologia enaltece ainda mais todas as características de uma visita virtual suportada por meios convencionais. Com a utilização de Óculos VR são eliminadas as barreiras da percepção humana, dando ao utilizador a sensação que está presencialmente no local que está a observar. Esta interface eleva a experiência a outro nível, conseguindo um efeito ainda mais cativante, imersivo e interativo.

A Visita Virtual com reprodução de vídeos 360º em Óculos VR tem imensas potencialidades no ramo do entretenimento, do setor imobiliário e em particular no Turismo. Por exemplo, permite visitar um espaço reservado ao público ou um espaço público habitualmente muito povoado, nas condições ideais, em modo de visita com ou sem guia. Cada vez há mais conteúdo disponível para este tipo de dispositivos que transformam uma sala de estar numa paisagem, que o transportam do sofá para uma experiência que nunca pode experimentar. Imagine fazer rafting em águas bravas ou outra atividade que não tem possibilidade de fazer, mas gostaria de experimentar. Agora pode fazê-lo, na primeira pessoa, sem correr riscos e tirando o máximo partido da experiência.

A InfoPortugal tem investido na produção de realidade virtual que permite ao utilizador navegar entre fotografias ou vídeos panorâmicos de 360º, integrado em aplicações web e mobile. Produzimos na íntegra este tipo serviço dispondo não só de meios de recolha de informação e produção de conteúdos, como também efetuando todo o desenvolvimento e design da plataforma.

Para saber mais sobre este tema ou outros serviços de Turismo entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *