InfoPortugal contribui para as novas especificações técnicas de Cartografia

A InfoPortugal, empresa do Grupo Impresa e uma das referências da Cartografia nacional, assinou, no passado dia 20 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Direção-Geral do Território.

A Direção-Geral do Território (DGT) lançou o desafio e, como não podia deixar de ser, a InfoPortugal – assim como mais três empresas do meio – disse presente. A entidade pública abriu as portas a quem trabalha a Cartografia para repensar as especificações técnicas de Informação Geográfica e a forma como é executada a Cartografia Topográfica e a Topográfica de Imagem. Para oficializar esta parceria histórica, a InfoPortugal assinou um protocolo de colaboração, que visa a realização de provas de conceito que têm como objetivo explorar, em ambiente de produção, as novas especificações de Cartografia que a DGT tem estado a desenvolver.

Costuma dizer-se, nas mais diversas áreas, que quem coloca as “mãos na massa” tem uma visão mais profunda do material que é trabalhado. Embora não seja uma questão assim tão linear, já que a DGT assume um papel indispensável no processo, é bom testemunhar esta abertura às empresas que, no seu dia a dia, fazem trabalhos numa área tão exigente como é a Cartografia. Colocar em prática as novas especificações, desde a recolha de dados ao controlo de qualidade, passando pela completagem de campo e edição, será certamente uma ferramenta essencial para melhorar o documento final. Percebendo a relevância desta iniciativa, a InfoPortugal marcou presença desde o primeiro momento, como tem sido, aliás, seu apanágio.

Mas este não é um papel de mero observador, já que a InfoPortugal contribuirá de forma inequívoca para o sucesso da implementação deste modelo. Numa altura em que a DGT procura atualizar as especificações de 1995, tendo em conta o novo paradigma tecnológico e as disposições dos regulamentos comunitários e nacionais para a Informação Geográfica, a InfoPortugal assume-se como uma empresa à altura do desafio. Seja pela tecnologia que tem ao dispor e pelos contributos que já deu desde o início do processo, e noutras alturas que foi necessário, a InfoPortugal tem uma vasta experiência na área, comprovada pelos seus profissionais rigorosos e pelas mais de 30 homologações.

Reconhecemos a importância desta colaboração: estas serão as novas especificações técnicas que, agora apenas teóricas, vão definir e modelar o trabalho feito em Cartografia. Como tal, vão definir o modo como, no futuro, se irá produzir e utilizar Informação Geográfica de referência em Portugal.

Sónia Francisco
Direção Técnica

Leia a notícia na íntegra no portal da DGT aqui.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *