webmapping by Infoportugal

Webmapping: partilha e disseminação de informação geoespacial

Cada vez mais, a informação geoespacial e os serviços decorrentes da mesma, têm vindo a assumir um papel preponderante com a evolução tecnológica operada na Internet. Vários estudos têm demonstrado que a partilha e disseminação da informação geoespacial contribui, de várias formas, para o crescimento económico dos países, prevendo-se que em 2020 estes serviços (location based services) tenham um impacto de aproximadamente 1.3 “triliões” de dólares americanos, e que a utilização de dados geoespaciais, onde se inclui o GPS, irão gerar um valor de consumo de 500.000 milhões de dólares. Não sendo de estranhar assim que, ao nível global, as Nações Unidas* tenham identificado a informação geoespacial como pilar fundamental da agenda 2030 (resolução 2016/27), para o desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, o acesso à informação em múltiplas plataformas faz com que seja importante a disponibilização de informação geoespacial, sob a forma de mapas em formato digital, adaptados a vários tipos de ecrãs e dispositivos.

Mapas em formato digital, para terminais web e mobile, enriquecidos com informação relevante para cada projeto específico, possibilitam a interação e visualização de forma intuitiva. Os mapas podem integrar serviços de grande utilidade como:
Cálculo de percursos;
• Geocoding;
Dados cartográficos;
• Pesquisa de moradas;
Pontos de interesse georreferenciados;
Eventos culturais georreferenciados atualizados;
• Integração de fotografia aérea (formato híbrido);
• Informação meteorológica;
Farmácias de Serviço 24h;
• Informação de Trânsito;

A experiência no desenvolvimento de Webmapping para uso interno e para vários clientes, permite que a InfoPortugal apresente soluções competitivas devido às economias de escala acumuladas neste percurso.

Entre em contato connosco para saber mais sobre os serviços de Webmapping da InfoPortugal ou veja um dos nossos estudos de caso.

*dados provenientes da notícia: https://www.un.org/development/desa/en/news/statistics/ggim-committee-8th-session.html

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *