Cartografia Topográfica vs. Cartografia Temática: Descubra as Diferenças

Sabe o que é Cartografia?

Cartografia é a ciência que representa uma área ou uma superfície geográfica ajudando, desta forma, no planeamento urbano e na gestão do território.


A InfoPortugal na linha da frente da Cartografia

Produzimos várias soluções a nível de Cartografia Topográfica e Cartografia Temática, completando assim a maior e mais completa base de dados geográficos em Portugal.


Quais são as principais características de Cartografia Topográfica e Cartografia Temática?

A Cartografia Topográfica é a representação da superfície de um território. Nesta representação são apresentados os elementos altimétricos (relevo, hidrografia, curvas de nível, marcos geodésicos, entre outros) e elementos planimétricos (vias de comunicação, edifícios, muros, limite administrativos, topónimos, entre outros). Toda esta informação deve ser inequivocamente mensurável e com uma determinada precisão.


Na Cartografia Temática pode utilizar-se a informação da cartografia topográfica, de uma forma mais “leve”, já que não tem de se representar, obrigatoriamente, todos os elementos, tudo depende do objetivo. Num mapa temático, o objetivo é comunicar, de forma rápida e eficaz.

A informação temática é então dividida e segmentada pela área geográfica do mapa, pelo que a apresentação torna-se mais atraente e funcional. Neste tipo de mapas a informação pode ser simplificada, desde que se mantenha correta do ponto de vista relacional com os restantes elementos.


Há também outros recursos, como é o caso do Cadastro Predial, que é uma solução mais específica, sendo que os dados têm como objetivo a identificação e caracterização dos “prédios” existentes numa determinada área.

O termo “prédios”, neste caso, é um pouco técnico e refere-se à delimitação de uma área do território – incluindo águas, plantações, construções, entre outros – que integre o património de uma pessoa singular.


Cátia Esteves
Operadora de Cartografia

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *