Geofencing: como usar a inteligência de geolocalização para o seu negócio

Gostaria de poder enviar automaticamente mensagens, campanhas ou notificações para os smartphones do seu público-alvo, potenciais clientes, colaboradores ou parceiros, quando estes passam por um determinado local? Isto é possível com a tecnologia de geofencing e entender como esta funciona pode contribuir bastante para o crescimento do seu negócio.

O que é geofencing e como é que esta tecnologia funciona?

O geofencing utiliza tecnologias de geolocalização, recorrendo a sistemas de posicionamento global (GPS) ou identificação de radiofrequência (RFID) para estabelecer um perímetro geográfico virtual em torno de uma área física real. Dessa forma, é possível configurar avisos, notificações via push notifications, SMS, publicidade em redes sociais ou diversos outros tipos de alertas ou comandos para os dispositivos que entrarem na área geográfica pretendida.

As potencialidades desta tecnologia são muito abrangentes e, como tal, é importante perceber o que é o geofencing para conhecer como este pode contribuir para aperfeiçoar os mecanismos e otimizar os processos da sua empresa. Seguem alguns exemplos de aplicação em várias áreas:

  • Marketing: a possibilidade de segmentar as campanhas consoante a localização do utilizador é a forma mais otimizada e relevante de comunicar com o consumidor. Muitas vezes a necessidade surge no local e conseguir coincidir no momento exato com a oferta do mercado torna-se decisivo no momento da compra. Esta estratégia, também designada de Geomarketing, contribui para produzir estudos de hábitos de consumo conforme as regiões.
  • Turismo: apps que acionam alertas ou push notifications para apresentar informação relevante quando o utilizador entra no perímetro do geofencing é a forma ideal de o cativar à visita ou enriquecer a experiência de um local. A possibilidade do utilizador receber alertas para saber quando está próximo de um monumento ou obter informação sobre um ponto de interesse turístico que não conheça será uma agradável surpresa para o visitante, como se ele estivesse acompanhado por um guia local.
  • Gestão de frotas de transporte e equipas de campo: poder acompanhar cada veículo e acionar avisos quando estes chegam a um determinado local é uma grande vantagem. Igualmente para equipas que estão em trabalho de campo, poder receber notificações automáticas quando entram numa determinada área é uma forma de comunicação eficaz e em tempo real.
  • Automação de habitações e escritórios: cada vez mais o conceito de casa inteligente, com a digitalização das infraestruturas habitacionais como estores, sistemas de aquecimento, janelas, iluminação, etc podem ser ligados automaticamente quando é detetado que o proprietário entra na área do geofencing.

A tecnologia de geofencing vem atuar no âmbito da Inteligência Geográfica e as suas possibilidades são imensas, por isso a InfoPortugal oferece soluções tanto na área da Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, como na área do Turismo. Para conhecer as nossas Soluções tecnológicas de Turismo, conjugadas com Sistemas de Informação Geográfica ou consultoria em Inteligência Geográfica, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

 

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