Estágio: Aplicação móvel de suporte à completagem de campo

O estágio frequentado na InfoPortugal surgiu no âmbito da unidade curricular de Tese/Dissertação/Estágio do Mestrado de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Este projeto teve como principal objetivo desenvolver uma aplicação móvel com realidade aumentada de suporte a uma das fases da cartografia, a completagem de campo.

A aplicação consistia na conversão das fotos aéreas em cenários tridimensionais incluindo também todas as funcionalidades relativas a este processo, tais como, a visualização de um mapa a duas dimensões, a adição e remoção de pontos e linhas e edição de categorias.

Além disso, foram implementadas outras funcionalidades como o ajuste de cena, os filtros e os trajetos de modo a melhorar a experiência e obter melhores resultados.

Inicialmente, fui integrado na equipa de desenvolvimento na área de informática e foram estabelecidas as metodologias de trabalho da organização. O trabalho passou por uma fase de investigação e testes de forma a encontrar a melhor abordagem e respetivas tecnologias.

O kit de realidade aumentada escolhido foi o AR Core da Google, dado que é neste momento uma das tecnologias mais adotadas para o desenvolvimento de aplicações deste tipo, contando com um vasto suporte e finalidades.

A solução foi implementada em Java sobre a plataforma de desenvolvimento Android Studio, devido à familiarização com as tecnologias e ao extenso suporte apresentado. Foram também utilizadas bibliotecas de conversão de sistemas de coordenadas e de criação de polígonos.

O projeto foi concretizado conforme planeado e todos os objetivos foram devidamente alcançados.

Relativamente à organização, posso garantir que apresenta um ótimo ambiente de trabalho e de cooperação. Agradeço a oportunidade que me proporcionaram e todo o conhecimento transmitido durante todo o estágio.

Francisco Azevedo

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *