Ortofotomapas satélite vs Ortofotomapas verdadeiros
Os ortofotomapas são representações cartográficas que combinam fotografias aéreas com informação georreferenciada. Aqui, a opção pelo recurso a ortofotomapas verdadeiros ou a ortofotomapas satélite é muito variável e, por isso, convém conhecer em detalhe as principais diferenças entre cada tipo de solução:
Ortofotomapas Verdadeiros
Os ortofotomapas verdadeiros são um produto cartográfico de excelência, indispensável como base em todos os sistemas de informação geográfica. A partir de fotografias aéreas capturadas por aviões ou drones, são produzidas imagens ortoretificadas sem deformação e isentas de rebatimento dos edifícios, obtendo-se assim uma representação vertical e precisa dos objetos sem as distorções causadas pela perspectiva. Normalmente, cobrem áreas menores com maior pormenor, conseguindo assim alta resolução, o que permite maior precisão e detalhe. Devido à sua grande qualidade de imagem e resolução, os ortofotomapas verdadeiros são mais adequados para servirem de base à execução de cadastro predial, planeamento urbano municipal e integração em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Ortofotomapas Satélite
Por outro lado, os ortofotomapas satélite são produzidos a partir de imagens capturadas por satélites de grande resolução espacial. Tipicamente, cobrem grandes áreas geográficas e, embora a sua resolução possa variar, geralmente é menor comparada com os ortofotomapas verdadeiros. Embora estas imagens possam oferecer uma visão de um extenso território, a resolução espacial destes ortofotomapas é mais reduzida e, por isso, com menor qualidade e detalhe. Por norma, os ortos satélite são utilizados para monitoramento ambiental, agricultura de precisão e planeamento urbano em larga escala.
Conclusão
Embora ambos os produtos ofereçam uma representação visual precisa do terreno, existem diferenças significativas na resolução e definição das imagens. Os ortofotomapas verdadeiros oferecem uma resolução superior, o que resulta em imagens mais detalhadas e precisas. Estes são tecnicamente mais exigentes de produzir, mas oferecem uma precisão superior, especialmente em áreas urbanas onde a eliminação do rebatimento dos edifícios é determinante nos resultados e análises. Por outro lado, os ortofotomapas satélite, apesar de terem uma cobertura geográfica mais ampla, possuem uma resolução espacial menor.
A InfoPortugal tem vindo a consolidar a técnica de produção de ortofotomapas verdadeiros, num processo que requer técnicos especializados que tratam e verificam manualmente as imagens, retificando a cor, eventuais sombras e deformações na imagem. A InfoPortugal continua a investir em tecnologia e formação para garantir a produção de ortofotomapas de alta qualidade, satisfazendo as necessidades dos nossos clientes e contribuindo para o avanço da cartografia em Portugal.
Para saber mais sobre os nossos serviços entre em contacto connosco ou aceda a cartografia.infoportugal.pt
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!