Ortofotomapas 3D

Os ortofotomapas são soluções cartográficas largamente utilizadas por serem do ponto de vista económico e de tempo de execução muito vantajosas, de utilização simples e expedita em qualquer software CAD ou SIG. Contudo, a sua grande limitação é o facto de reportarem apenas informação 2D, não permitindo ter informação sobre declives, altura dos edifícios ou cota do terreno.

A evolução da técnica de produção de ortofotomapas leva-nos ao que apelidamos de “Ortos verdadeiros”, quando nos baseamos em soluções de geração de modelos digitais de superfície muito detalhados a partir da correlação de imagens, onde se obtém um detalhe muito semelhantes ao dos levantamentos LIDAR. É nosso entendimento que, tendo em conta o potencial destes modelos, esta informação deve ter uma utilização mais abrangente e não resumir-se apenas à base de geração de ortofotomapas verdadeiros. Surge então o conceito disruptivo de produção de ortofotomapas 3D.Trata-se de uma nova técnica em que a InfoPortugal está a apostar. Consiste num Modelo Digital de Superfície (MDS) muito detalhado, representado por uma malha de triângulos cujas faces são preenchidas com a textura dos ortofotomapas. Esta combinação permite reunir num só produto as mais valias de um ortofotomapa com os valores de altitude em cada ponto. No final temos, quando visto de cima, um ortofotomapa tradicional, mas quando visto em perspetiva teremos a perceção da volumetria dos objetos. Esta nova dimensão permite medir a altura de objetos, e, com o software adequado, fazer análises em zonas de sombra e zonas de linha de vista, geração de perfis do terreno, estudos de escoamento hídrico, cálculo de volumes, entre outros. Combinando fotografias aéreas oblíquas, podemos também preencher as fachadas de edifícios com imagem real, dando uma visão realista do território. Esta é uma tecnologia que ainda não tem um modelo standard, encontrando-se numa fase evolutiva, já que atualmente ainda não há uma uniformização de utilização e formatos compatíveis entre os diferentes softwares.

Contudo, a InfoPortugal está focada em fornecer um produto completamente funcional e usável aos seus clientes. A InfoPortugal usa tecnologia que permite fornecer ao cliente final uma licença gratuita para visualização dos ortos 3D, privilegiando soluções que usem uma estrutura de dados em pirâmide, e que permita a visualização de grandes volumes de dados sem grandes requisitos de hardware.
A aplicação que permite a visualização gratuita fornecida, juntamente com os ortos 3D, possui algumas ferramentas básicas de medição de áreas, volumes e alturas, sendo sempre possível o upgrade opcional para uma solução de CAD/GIS mais avançada e compatível com este modelo de dados.

1 responder

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *