Mapa Turístico e Mupis da cidade de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra pretendia novos mapas da cidade, de forma a divulgar e atualizar a informação cartográfica e, simultaneamente, criar um conjunto de suportes visualmente apelativos, com um grafismo reconhecível e coerente, aliado a uma componente ilustrativa. Os mapas seriam disponibilizados sob a forma de mapa turístico desdobrável e vários mupis, destinados a turistas que visitam a cidade, mas também aos munícipes. Para o efeito, confiou à InfoPortugal toda a criatividade, no design e ilustração dos mapas e toda precisão na atualização da Cartografia.

Cartografia

O projeto incluiu a produção cartográfica do mapa geral da cidade e do mapa de detalhe do centro histórico. Foi contemplada a atualização dos eixos de via e todos os elementos cartográficos, de forma a garantir informação atualizada com rigor. Nos mapas consta informação das principais vias rodoviárias, vias pedonais e outros acessos, espaços verdes, hidrografia, a planta dos edifícios, com georreferenciação de pontos de interesse turístico, serviços e locais públicos.

Design

A imagem gráfica do portal institucional e os atuais suportes de comunicação foram o ponto de partida para o design destes suportes bilingues, em português e inglês. O mapa turístico desdobrável e os mupis seguem o mesmo grafismo e adoptam o slogan do município:

Foi desenvolvida a restante sinalética numa linha coerente com os ícones existentes. Optou-se como cor principal o azul, que corresponde à área “visitar” do município, e integrou-se também o verde da área “viver”.

Procurou-se introduzir algo original que caracterize e identifique a cidade. Desta forma, foi desenhada uma ilustração numa linguagem moderna, em estilo flat e outline, que combina com a linha gráfica do portal.

Mapas Mupi

Os mapas mupis irão ser colocados em 18 pontos estratégicos da cidade com a indicação “você está aqui”. Procurou-se colocar a informação principal no centro do mapa, de forma a se conseguir uma leitura mais confortável. O mapa do Centro Histórico surge sobreposto ao mapa da cidade, numa zona de periferia para não obstruir nenhuma informação relevante, mas de forma a garantir que está ao nível dos olhos da generalidade das pessoas.

 

 

Mapa Turístico

mapa turístico é um desdobrável em formato pocket, quando fechado, para o turista poder levar no bolso. O mapa da cidade permite uma visão geral dos acessos à cidade, serviços, pontos de interesse e monumentos. O mapa de detalhe do Centro Histórico apresenta a planta dos edifícios, destacando os que são monumentos Património UNESCO. A restante mancha arquitetónica surge de uma forma suave para não prejudicar a leitura da informação e, simultaneamente, não tornar o mapa visualmente sobrecarregado. As vias pedonais estão aqui mais destacadas por serem acessos essenciais ao visitante, no contexto do centro histórico, bem como os caminhos nos jardins e restantes áreas de lazer.

 

O desdobrável apresenta também outros elementos de interesse da cidade relacionados com cultura, gastronomia, artesanato, natureza e o fado.

Na contra-capa são apresentados dois mapas de contexto, um em Portugal com os principais acessos entre cidades, e indicação das distâncias e tempos de viagem e o mapa de enquadramento da cidade na Europa.

A atualização dos mapas e os novos mupis irão dar mais cor à cidade de Coimbra, com uma imagem renovada.

Conheça outros mapas turísticos que desenvolvemos no nosso portfolio. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo entre em contacto connosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *