Mapa Turístico e Mupis da cidade de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra pretendia novos mapas da cidade, de forma a divulgar e atualizar a informação cartográfica e, simultaneamente, criar um conjunto de suportes visualmente apelativos, com um grafismo reconhecível e coerente, aliado a uma componente ilustrativa. Os mapas seriam disponibilizados sob a forma de mapa turístico desdobrável e vários mupis, destinados a turistas que visitam a cidade, mas também aos munícipes. Para o efeito, confiou à InfoPortugal toda a criatividade, no design e ilustração dos mapas e toda precisão na atualização da Cartografia.

Cartografia

O projeto incluiu a produção cartográfica do mapa geral da cidade e do mapa de detalhe do centro histórico. Foi contemplada a atualização dos eixos de via e todos os elementos cartográficos, de forma a garantir informação atualizada com rigor. Nos mapas consta informação das principais vias rodoviárias, vias pedonais e outros acessos, espaços verdes, hidrografia, a planta dos edifícios, com georreferenciação de pontos de interesse turístico, serviços e locais públicos.

Design

A imagem gráfica do portal institucional e os atuais suportes de comunicação foram o ponto de partida para o design destes suportes bilingues, em português e inglês. O mapa turístico desdobrável e os mupis seguem o mesmo grafismo e adoptam o slogan do município:

Foi desenvolvida a restante sinalética numa linha coerente com os ícones existentes. Optou-se como cor principal o azul, que corresponde à área “visitar” do município, e integrou-se também o verde da área “viver”.

Procurou-se introduzir algo original que caracterize e identifique a cidade. Desta forma, foi desenhada uma ilustração numa linguagem moderna, em estilo flat e outline, que combina com a linha gráfica do portal.

Mapas Mupi

Os mapas mupis irão ser colocados em 18 pontos estratégicos da cidade com a indicação “você está aqui”. Procurou-se colocar a informação principal no centro do mapa, de forma a se conseguir uma leitura mais confortável. O mapa do Centro Histórico surge sobreposto ao mapa da cidade, numa zona de periferia para não obstruir nenhuma informação relevante, mas de forma a garantir que está ao nível dos olhos da generalidade das pessoas.

 

 

Mapa Turístico

mapa turístico é um desdobrável em formato pocket, quando fechado, para o turista poder levar no bolso. O mapa da cidade permite uma visão geral dos acessos à cidade, serviços, pontos de interesse e monumentos. O mapa de detalhe do Centro Histórico apresenta a planta dos edifícios, destacando os que são monumentos Património UNESCO. A restante mancha arquitetónica surge de uma forma suave para não prejudicar a leitura da informação e, simultaneamente, não tornar o mapa visualmente sobrecarregado. As vias pedonais estão aqui mais destacadas por serem acessos essenciais ao visitante, no contexto do centro histórico, bem como os caminhos nos jardins e restantes áreas de lazer.

 

O desdobrável apresenta também outros elementos de interesse da cidade relacionados com cultura, gastronomia, artesanato, natureza e o fado.

Na contra-capa são apresentados dois mapas de contexto, um em Portugal com os principais acessos entre cidades, e indicação das distâncias e tempos de viagem e o mapa de enquadramento da cidade na Europa.

A atualização dos mapas e os novos mupis irão dar mais cor à cidade de Coimbra, com uma imagem renovada.

Conheça outros mapas turísticos que desenvolvemos no nosso portfolio. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo entre em contacto connosco.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *