Cartografia Vetorial NdD2 do concelho de Odemira

A InfoPortugal concluiu com sucesso mais um projeto na área da cartografia. Adjudicado pelo Município de Odemira, este projeto contemplou a cartografia vetorial de Nível de Detalhe 2 (NdD2) de quatro temas: informação oro-hidrográfica tridimensional, redes rodoviárias e ferroviárias e informação toponímica.

Este trabalho foi realizado com base numa cobertura aérea fornecida pela Direção-Geral do Território (DGT) datada de agosto de 2018, tendo a homologação ter ocorrido em agosto de 2023.

Cartografia Vetorial NdD2 em Números

O concelho de Odemira, situado no belo litoral do Alentejo, abrange uma área vasta e diversificada, totalizando 172.060 hectares. Este projeto consistiu na entrega de vários produtos, com manifesta importância no planeamento, desenvolvimento e gestão do território:

  • Cartografia NdD2 (Nível de Detalhe 2) de 4 Temas: Os dados cartográficos gerados são precisos e detalhados, fornecendo uma base sólida para tomadas de decisões em várias áreas, desde a gestão do território ao planeamento urbano.
  • Formato: PostgreSQL/PostGIS: A escolha do formato PostgreSQL/PostGIS permite análises avançadas e atualizações contínuas.
  • Modelos Digitais de Terreno (MDT): Trata-se de uma ferramenta fundamental para a análise e representação da topografia de uma área. Este produto é importante para avaliar o relevo do terreno e desempenha um papel fundamental em diversas áreas.

Estas ferramentas oferecem ainda uma série de benefícios tais como:

  • Apoio ao Desenvolvimento Sustentável: Com dados cartográficos detalhados, as autoridades locais têm as ferramentas necessárias para planear e gerir o crescimento urbano de forma sustentável, preservando a beleza natural e a qualidade de vida dos residentes.
  • Melhoria da Infraestrutura de Transporte: A representação precisa das redes rodoviárias e ferroviárias ajuda a identificar áreas que necessitam de manutenção ou expansão, contribuindo para uma infraestrutura de transporte mais eficiente e segura.
  • Tomada de Decisões Baseadas: Os dados cartográficos NdD2 servem como uma base sólida para tomadas de decisões informadas em diversos setores, desde o planeamento urbano à gestão de recursos naturais.

Este é um exemplo de como a cartografia vetorial NdD2 pode impactar positivamente as comunidades locais, contribuindo para um desenvolvimento mais inteligente e eficiente

InfoPortugal continua comprometida com a precisão e qualidade das informações geográficas que produz.

Para saber mais sobre os nossos serviços de Cartografia, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *