fotogrametria by Infoportugal

Mapas: InfoPortugal na vanguarda da Fotogrametria

Uma marca diferenciadora na era digital: a InfoPortugal está na linha da frente das empresas fornecedoras de Levantamentos Fotogramétricos, dispondo de meios próprios para a execução de todas as fases, incluindo Fotografia Aérea. Possui os mais modernos equipamentos, bem como meios técnicos e humanos altamente especializados, associados a uma vasta experiência no processo de recolha e transformação da informação em valor acrescentado.

A competência nos processos de Fotogrametria e na execução de Fotografia Aérea Digital não é indissociável de outras áreas onde a InfoPortugal tem sido sinónimo de excelência, como a Cartografia Digital, Modelos Digitas do Terreno e Ortofotomapas. O potencial das Técnicas Fotogramétricas é imenso e, no processo cartográfico e não só, temos tido a capacidade de acompanhar o seu crescimento e evolução.

Qual a importância da Fotogrametria?

Por definição, Fotogrametria é a ciência, a técnica e a arte, de identificar e adquirir através de fotografias aéreas ou terrestres, a forma, a dimensão e a posição geoespacial de objectos, quer sejam lineares, pontuais ou de área, para a elaboração de um mapa topográfico em suporte papel ou suporte gráfico.

O termo Fotogrametria deriva das palavras gregas, photos, que significa luz, gramma, que significa algo desenhado ou escrito e metron, que significa medir. Então, Fotogrametria, de acordo com suas origens, significaria “medir graficamente usando luz”.

Sendo um fenómeno natural, mas adaptado em ambiente digital, é através da Estereoscopia, técnica utilizada pela Fotogrametria, que consiste na visualização sobreposta de duas fotografias, contendo o mesmo pormenor espacial mas tomadas por dois pontos diferentes. Assim, formado o modelo estereoscópico e visto em plano tridimensional, passará  a ser possível obter informação quanto à posição, distância, profundidade e dimensão dos objectos, condições necessárias para o início da aquisição dos objectos.

Na era digital da Fotogrametria, esta é desenvolvida a partir de fotografias aéreas digitais, sofisticados softwares e modernas estações fotogramétricas.

Para saber mais sobre Fotogrametria ou a nossa vasta gama de produtos, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

Carlos Ramos

Técnico de Fotogrametria

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *