Os faróis, os GPS de antigamente

A história dos faróis de Portugal começou há mais de 500 anos e a sua função, durante séculos, foi guiar para terra firme os que andavam no mar. Alguns funcionam também como pontos de referência, ou seja, vértices geodésicos, que são pontos no terreno com coordenadas geográficas conhecidas com precisão. Se atualmente temos tecnologia que nos facilita este trabalho, como o GPS, antigamente as medições eram feitas manualmente com a ajuda de instrumentos específicos (teodolito e fita métrica) e, por isso, estes locais eram de suma importância para marinheiros (e não só).

Apesar do avanço dos tempos e dos recursos, na InfoPortugal – onde somos líderes na elaboração de Cartografia e Mapas – continuamos a usar estes pontos como referência na criação de mapas e cartas, que nos ajudam como instrumento para conseguir uma maior precisão e qualidade nas informações geográficas que produzimos.

Se é fã de faróis, espreite o nosso artigo no All About Portugal onde encontrará uma lista de 30 faróis, distribuídos um pouco por todo o país:

https://www.allaboutportugal.pt/pt/artigos/30-farois-de-portugal-para-descobrir

Muitos deles continuam no ativo, com a sua função original, e continuam a ser a casa de faroleiros, mas muitos outros são apenas belos monumentos, em pontos elevados e com vistas incríveis para o Oceano Atlântico.

Foto de Paulo Resende na Unsplash

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *