Estágio na área de Cartografia

O estágio curricular que estou a realizar na InfoPortugal, surge de forma a poder concluir o segundo ano do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território que estou a frequentar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A realização de um estágio, foi desde logo a minha primeira opção para terminar o 2º ciclo de estudo pois seria uma forma de me inteirar com o trabalho que se realiza no âmbito dos SIG.
No estágio, fui integrada no departamento de Cartografia, onde, no início passei por um processo de aprendizagem, de forma, a inteirar-me sobre as metodologias a utilizar na produção cartográfica.
A produção cartográfica, é constituída por várias fases, começando pelo voo fotogramétrico previamente planeado, passando posteriormente por etapas como a recolha de pontos de controlo, pontos com coordenadas conhecidas, para que seja possível a realização da aerotriangulação que é nada mais, nada menos do que a orientação absoluta dos pontos em relação ao modelo estereoscópico. Finalizadas as etapas anteriores, passamos para a restituição, que consiste na compilação da informação geográfica, ou seja, a vetorização de todos os elementos identificados no modelo estereoscópico feito a partir do conjunto de fotografias aéreas. O processo seguinte é o da completagem de campo, que consiste na aquisição de informação posicional e temática que não é percetível nas fotografias aéreas. A última etapa, no qual me encontro a trabalhar neste projeto, é a edição cartográfica. A edição é uma operação que comporta a introdução, eliminação ou alteração de elementos gráficos do desenho com base nos alertas da completagem de campo, bem como todo o processo de controlo de qualidade de altimetria e planimetria por forma a respeitar as exigências do Caderno de Encargos e especificações técnicas impostas pela Direção Geral do Território (DGT), órgão que detém a responsabilidade da produção cartográfica em Portugal.

Flávia Silva

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *