Realidade_Virtual_Aumentada

Como a Realidade Virtual e Aumentada estão a transformar indústrias através dos dados geoespaciais

A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) têm vindo a tornar-se cada vez mais importantes dentro de muitas indústrias. E a utilização de dados geoespaciais tem tido um papel preponderante na criação de novas experiências imersivas e realistas.

Dados geoespaciais, como a fotografia aérea, os modelos digitais de terreno (MDT) e modelos 3D, podem ser usados de forma a criar ambientes virtuais detalhados, o que gera um nível de realismo bastante elevado. Podem também ser usados para criar mapas virtuais interativos que, quando usados em aplicações de AR, podem integrar informações virtuais em cenários reais.

Uma das principais associações entre a RV e a RA com os dados geoespaciais enquadra-se nas áreas da arquitetura, engenharia e construção. A RA permite aos profissionais representar sobre um espaço real, informações adicionais tais como especificações técnicas, orientações e notas que ajudam a gerir e orientar as tarefas de construção. Com a RV, os profissionais podem explorar modelos 3D de edifícios e estruturas, ainda antes dos mesmos estarem construídos. Isto permite a identificação antecipada de problemas e a respetiva correção e, portanto, conseguimos pensar e interagir com os projetos de uma forma nunca antes vista, que agiliza todo o processo de criação.

Em conclusão, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão cada vez mais presentes em diversas indústrias e têm sido impulsionadas pela utilização de informação geográfica. Assim, é possível a criação de ambientes virtuais detalhados e mapas virtuais interativos, de forma a integrar informações virtuais georreferenciadas em ambientes físicos reais, proporcionando níveis elevados de realismo. A combinação de dados geoespaciais com RV e RA está a possibilitar novas e emocionantes formas de visualização, exploração e interação com projetos, antes mesmo de sua materialização, e isso tem grande potencial para revolucionar muitas indústrias.

Para saber mais sobre os nossos dados geográficos e serviços de Sistemas de Informação Geográfica, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *