Mobile Mapping by InfoPortugal

Mobile Mapping: uma vantagem na recolha de dados geoespaciais

Os sistemas de Mobile Mapping consistem num processo de recolha de dados geoespaciais, passíveis de mapear por meio de um veículo em movimento, equipado com uma tecnologia de deteção remota, seja através de registos fotográficos e em vídeo, radar ou LiDAR. A recolha em vídeo das vias em várias perspetivas, possível através da integração de múltiplas câmaras concêntricas, permitem criar dados SIGimagens e vídeos georreferenciados. E o resultado da combinação das várias perspetivas georreferenciadas designamos de videografia.

Entidades públicas, gestores de infraestruturas, empresas de engenharia e planeamento urbano, entre outros, têm grandes benefícios ao investir na recolha de dados por Mobile Mapping para melhorar processos de trabalho e a sua capacidade de resposta. Esta tecnologia permite ganhos significativos de tempo e de custos nas atividades de levantamento de campo, sobretudo quando combinado com um WebSIG:

  • Permite recolher novos objetos sem necessidade de outras recolhas de campo;
  • Ferramenta de visualização simples e intuitiva acessível a colaboradores não especializados;
  • Uma visão digital atualizada e histórico com detecção de alterações de sua rede;
  • A extração da informação é feita em BackOffice;
  • Um local para importar e analisar camadas vetoriais da fonte SIG/CAD;
  • Um espaço de coordenação de operações e de equipas, no gémeo digital de suas redes.

InfoPortugal possui equipamento próprio de Mobile Mapping para cadastro de infraestruturas urbanas e gestão de vias, através da recolha de vídeo terrestre georreferenciado. Equipado por múltiplas câmaras de alta resolução, são gravadas as várias perspetivas de cada ponto georreferenciado, de forma a se obter imagens em todas as direções do movimento. Estas imagens combinadas com um software de análise de imagem permite o registo de informação de vias: sentidos de trânsito, manobras, toponímia, códigos postais, sinalética vertical, horizontal e luminosa. Para saber mais sobre os nossos serviços de Cartografia, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *