Ponte Global – conexões digitais através dos SIG

A Comissão Europeia (CE) e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros lançaram o projecto Ponte Global (Global Gateway). Trata-se de uma nova estratégia europeia que através de um enorme investimento económico e de recursos humanos pretende promover a conectividade e a interação entre diversas redes globais. É um projeto que tenciona impulsionar relações e conexões digitais entre setores como o da energia, dos transportes, da saúde, educação e da investigação em todo o mundo. 

A Ponte Global irá dar início à construção de um sistema global de infra-estruturas de transmissão de informação, de energia e de recursos. Estas infra-estruturas podem ser físicas, tais como cabos submarinos e terrestres de fibra óptica e linhas de transporte de energia limpa e transportes de população sustentáveis, ou então sócio-culturais tais como o reforço de sistemas de saúde, de ensino e de investigação em todo o mundo. Com estes sistemas as cidades irão sofrer alterações estruturais de forma a enquadrarem-se dentro dos parâmetros atuais de Cidades Circulares e Sustentáveis.

Com este projeto pretende-se unificar os diversos sistemas de comunicação e de recolha de dados, globalizar normas e especificações técnicas, medidas e regras de transporte e rastreio de população e a centralização da gestão e distribuição de recursos energéticos. Através desta concentração de meios e protocolos será mais fácil monitorizar, controlar e planear todos os recursos físicos e sociais por parte das entidades governamentais. Entidades como municípios irão recorrer aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) capazes de agregar, tratar e relacionar toda esta informação proveniente de diversas fontes, de forma a facilitar a tomada de decisão.

Prevê-se que a aposta nos SIG irá ser um contributo importante para a implementação deste projeto com vista a uma maior sustentabilidade. Acreditamos que a uniformização da informação e as conexões digitais entre os vários setores torna-se possível quando se domina todo o processo desde a recolha da informação até ao tratamento e análise de bases de dados geográficos. Dispomos de uma equipa especializada e de meios próprios que garantem qualidade e rigor nos dados preparados para a interação com as redes globais.  Saiba mais em cartografia.infoportugal.pt.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *