Combater os incêndios com cartografia

As florestas formam um património essencial ao equilíbrio da natureza e à manutenção da vida. Representam uma área muito significativa do território nacional e são um espaço privilegiado de produção de riqueza, de diversidade, de renovação de oxigénio, valorizam a paisagem e oferecem os melhores espaços de recreio e lazer.

Os incêndios florestais são um grave problema que direta ou indiretamente afeta todos nós. O combate e a prevenção desta adversidade podem ser feito de diversas formas. A Direção Geral do Território em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas colaboraram com a elaboração e disponibilização da Cartografia de Áreas Edificadas e da Interface Urbano-Rural.

Deste projeto cartográfico resultam documentos que se destinam à produção de informação de apoio ao planeamento da defesa da floresta contra incêndio. Apresentam as áreas edificadas, classificadas segundo o número e o tipo de edifícios que incluem, bem como os segmentos que integram o perímetro das áreas edificadas, classificados em função do tipo e proximidade do coberto circundante.

A Cartografia de Áreas Edificadas e da Interface Urbano-Rural ajuda não só na prevenção mas também no combate aos incêndios e pretende servir como ferramenta auxiliar à reflexão e à tomada de decisão no âmbito do planeamento territorial.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *