Case Study: Soluções de Turismo à medida para o território Douro Alliance

A InfoPortugal tem vindo a desenvolver vários suportes de comunicação e plataformas tecnológicas para a Douro Alliance, com o objectivo de promover o Turismo e divulgar, de forma atrativa, o que o território tem de melhor.
A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro é uma associação que tem como objetivo criar uma plataforma de diálogo e partilha entre os diversos agentes de desenvolvimento relevantes para o crescimento urbano entre os Municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.
Foram várias as soluções que a InfoPortugal implementou ao longo de anos, o que torna este projeto um Case Study interessante, pois revela como soluções integradas de várias áreas – Editorial, Cartografia e Desenvolvimento Web e Mobile – são uma mais valia. Esta solução resultou nos seguintes produtos:

• Roteiros Turísticos “Saberes e Sabores”, “Ver Ouvir Sentir…” e o Roteiro Institucional para Vila Real, Peso da Régua e Lamego;

• Mapas Municipais em papel de Vila Real, Peso da Régua e Lamego,  com base cartográfica produzida pela equipa de Cartografia;

• Webmapping: produção de Mapas Interativos com pontos de interesse georreferenciados para o website da Associação;

• Conteúdos Multimédia: produção de Visitas Virtuais e modelos 3D para o site da Associação;

• Soluções Mobile: desenvolvimento de uma app para os sistemas operativos Android e iOS.

Cada produto envolveu vários serviços e equipas da InfoPortugal:

1. Editorial: a criação do Roteiro Turístico Institucional contemplou a produção de conteúdos, design e paginação, incluindo a arte final. Este roteiro é composto por 3 cadernos (um para cada município), com 36 páginas, no formato de 38 x 23,5 cm;

2. Editorial e Multimédia: os Roteiros Turísticos “Ver, Ouvir e Sentir/ Saberes e Sabores”, incluíram conteúdos editoriais, recolha fotográfica, tradução de textos, produção de mapas de contexto, design e paginação, incluindo a arte final. Estes roteiros, com 48 páginas cada um e formato de 21 x 15 cm, funcionam como um conjunto:

3. Cartografia e Design: os Blocos de Mapas Municipais em papel, apresentam-se como 3 coleções (uma por município) com o mapa do concelho, pontos de interesse e o mapa geral do território Douro Alliance. Esta produção envolveu serviços de Cartografia para a recolha de campo, pontos de interesse e eixos de via,  com serviço de Base de Dados Geográficos e Cartografia Temática. Para o levantamento de dados cartográficos, a InfoPortugal recorreu a meios próprios de mobile mapping, tal como para a recolha dos conteúdos editoriais nos locais, as equipas fizeram também trabalho de campo. Estes mapas envolveram ainda a equipa de Design para a estilização dos mapas e paginação do suporte.
mapa-Douro-Alliance-by-InfoPortugal

4. Desenvolvimento Web e Cartografia: Para implementar a solução de Webmapping, foram desenvolvidos Mapas Interativos destinados a apresentar a oferta turística, serviços e pontos de interesse no website da Associação. Estes foram criados de forma a serem igualmente compatíveis com outros canais de comunicação: smartphones, múpis, montras interativas.

5.  Editorial e Multimédia: a modelação 3D e a criação de Visitas Virtuais são Conteúdos Multimédia que consistiram na produção de 6 visitas virtuais (duas por município) e modelação de 9 edifícios tridimensionais (três por município).

6. Soluções Mobile: desenvolvimento de uma aplicação mobile, em Português e Inglês. A aplicação disponibiliza informação completa sobre todos os pontos de interesse: O que Visitar, Onde Ficar, Onde Comer, Onde se Divertir, Onde Comprar, Saberes e Sabores. É possível aceder e ver a informação dos pontos de interesse de diferentes formas: realidade aumentada, pesquisa de pontos de interesse, mapa da região com cálculo de itinerários e galeria de imagens.

Conheça outros Case Study do nosso portfolio aqui.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *