Desvende as Montanhas Mágicas de várias formas: Mapas, Guias Turísticos, Website e App

Parta à descoberta das Montanhas Mágicas, explore o seu património natural e cultural e conheça tudo o que esta região tem para oferecer. Montanhas Mágicas é a marca turística criada pela associação Adrimag para promover o território que engloba as serras da Arada, Freita e Montemuro. O conceito da marca assenta no turismo sustentável e procura levar o turista a um destino 100% Natural.

A InfoPortugal desenvolveu a solução tecnológica de Turismo e os vários suportes de comunicação da marca.  Este é um projeto muito completo e multidisciplinar, que envolveu várias equipas da InfoPortugal: Editorial, Cartografia, Design e Desenvolvimento Web/ Mobile. O trabalho contemplou a produção de 7 mapas ilustrados dos municípios e o mapa geral do território, a mascote e grafismo da marca, o Guia Turístico, o Guia de Natureza, o Website e a App, incluindo também a criação de conteúdos editoriais e multimédia.

IMAGEM GRÁFICA E MASCOTE

Partindo do logótipo da marca, a InfoPortugal desenvolveu o restante grafismo da marca, tendo sido responsável pelo design de vários suportes, onde foi definida a paleta de cores secundárias para os itinerários e secções de conteúdo, ilustrações e iconografia das categorias de pontos de interesse e o desenho da mascote da marca. A mascote é uma lontra com equipamento de rafting, que tem acompanhado os visitantes em muitas aventuras radicais pelas descidas do rio e marca presença em feiras de Turismo e eventos da marca.

 

MAPAS TURÍSTICOS

Os 7 mapas ilustrados representam cada município que compõe as Montanhas Mágicas: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, e o mapa geral de todo o território. Estes mapas têm uma forte componente de ilustração que permite caracterizar o terreno, o relevo, a fauna e a flora, áreas classificadas, os principais monumentos e locais a visitar, e torna os mapas turísticos mais atrativos.

Os mapas envolveram várias tarefas: a produção da base cartográfica, modelação 3D de pontos de interesse, pintura e edição digital do modelo do relevo, ilustração da fauna e flora, criação de iconografia, design do mapa e paginação do layout.

 

GUIA DE NATUREZA

O Guia de Natureza é uma edição em papel de 120 páginas, dedicado ao Turismo de Natureza.
Este guia também contemplou a criação de mapas de suporte visual e com georreferenciação dos locais e trajetos explorados nas várias temáticas do guia, além da criação de iconografia específica de cada atividade de Natureza.

 

GUIA TURÍSTICO

O Guia turístico é uma edição em papel de 152 páginas, composto por informação sobre a oferta turística do território, incidindo particularmente nos itinerários turísticos. Os itinerários são sugestões de 10 roteiros que incentivam à descoberta dos principais atrativos naturais e culturais, compostos por um mapa com o trajeto e o descritivo e contactos de cada local a visitar. O guia turístico incluiu também a produção de mapas de enquadramento e georreferenciação dos locais e roteiros explorados nas várias temáticas do guia, iconografia específica para caracterizar o local a visitar, e indicar o tipo e nível de dificuldade do acesso ao mesmo. Ao longo da cada itinerário tem sugestões de atividades para fazer e recomendações de locais onde ficar e onde comer, perto dos pontos de interesse a visitar indicados na respetiva página.

 

WEBSITE

O Portal oficial do turismo das Montanhas Mágicas – www.montanhasmagicas.pt – apresenta informação muito completa sobre a oferta turística da região, permitindo uma leitura mais imediata que convida a explorar o essencial das Montanhas Mágicas e informação detalhada da história, áreas classificadas, fauna e flora, e pontos de interesse.

Aqui encontra informações de como chegar, pontos de interesse e locais a visitar, rotas e percursos que incluem informação detalhada da Rota dos Geossítios, Rota da Agua e da Pedra, os famosos Passadiços do Paiva (…) experiências e sugestões de roteiros de acordo com itinerários turísticos, destaques paisagísticos, destaques das Vilas e Cidades que constituem as “Portas de Entrada” das Montanhas Mágicas pelos 7 municípios, pacotes turísticos, eventos, passeios e caminhadas, atividades de aventura e lazer.

Destaca-se ainda a Agenda de eventos, a Webteca onde são disponibilizadas as publicações da marca, a Galeria onde se pode consultar fotografias, vídeos e visitas virtuais 360º, os Favoritos nos quais se pode ver os pontos de interesse e locais que o utilizador foi adicionando à medida que navega no website, que lhe permite calcular um itinerário personalizado, para planear a sua viagem no Mapa Interativo.

 

APP

A app “Desvende as Montanhas Mágicas” está disponível gratuitamente para Android e iOS e convida a explorar o território através de mapas interativos, galerias de imagens, vídeos e visitas virtuais. Aqui pode encontrar os melhores locais a visitar, onde dormir, onde comero que fazer.

 

Conheça mais Soluções tecnológicas de Turismo, made in InfoPortugal, aqui: turismo.infoportugal.pt

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *