Praias de Bandeira Azul: ortofotomapas e informação geoespacial

A bandeira azul é um símbolo de garantia e de qualidade de uma praia, marina e mais recentemente, de embarcações turísticas, atribuído anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE).

Esta distinção garante que as praias, marinas e embarcações selecionadas cumprem um determinado conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, bem como sensibilização ambiental. 

A bandeira azul começou a ser atribuída em 1987, no Ano Europeu do Ambiente com o apoio da União Europeia. Ano em que foram distinguidas 244 praias e 208 marinas em 10 países europeus. Esta iniciativa celebra este ano 35 anos de existência e atualmente estão atribuídas 5042 bandeiras azuis em 48 países diferentes.

Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como:

  • Qualidade da água,
  • Informação e educação ambiental,
  • Conservação do meio ambiente local,
  • Segurança, serviços e infra-estruturas de apoio

Cascais

Este programa apresenta também alguns objetivos ambiciosos que pretende atingir globalmente assumindo as praias como ponto de partida. Desde a redução da pobreza e da fome, passando pela educação, preservação ambiental e inclusão e igualdade. Recentemente a Blue Flag International juntou-se à rede de membros afiliados da Organização Mundial de Turismo da ONU (UNWTO) para fornecer melhores práticas para acessibilidade e desenvolvimento de turismo inclusivo em áreas naturais.

Esposende

O programa bandeira azul atualmente é bem mais do que uma simples indicação da qualidade de uma praia. É um projeto que contribui ativamente e globalmente para melhorar a qualidade da água, das praias e dos recursos adjacentes a elas. É uma iniciativa que promove a educação ambiental de forma a impulsionar as novas gerações para uma relação mais sustentável com os meios e recursos marinhos.  

Leça

As praias de bandeira azul são uma das informações cartográficas que dispomos na nossa Base de Dados Geográficos e que requerem atualização constante. Todos os anos atualizamos esta informação, entre muitas outras, sendo uma informação que aparece regularmente nos nossos mapas em papel.

Porto Santo

Conheça outros mapas turísticos que desenvolvemos no nosso portfolio. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo entre em contacto connosco.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *