Atributos

Atributos dos objetos geoespaciais. Qual a importância na cartografia?

A cartografia enquadrada em ambiente SIG (Sistemas de Informações Geográficas) tem diversas vantagens face à sua vertente CAD (Desenho assistido por computador). Uma das mais preponderantes trata-se da implementação de atributos em base de dados. Estes são conjuntos de informação suplementar referentes a elementos geoespaciais presentes nos mapas.

Assim, em complemento ao desenho cartográfico, os atributos são usados para documentar características e propriedades dos dados. Permitindo uma análise mais eficaz e abrangente dos mesmos. Estes podem ser filtrados e consultados conforme as diferentes necessidades dos utilizadores destes sistemas.

Por exemplo, um ponto de interesse para além da sua localização geográfica, pode assumir características tais como: a sua categoria, identificação, contactos, imagens (bidimensionais ou 360 graus), modelos 3D ou mesmo integração com calendário.

Um outro exemplo da utilização deste tipo de informação é na gestão da via pública. Através dos atributos da via como sentidos de trânsito, toponímia, restrições temporais ou permanentes, registo de zonas de risco ou mesmo registo predial o utilizador fica capacitado de ferramentas mais eficientes para execução das suas tarefas diárias de gestão.

InfoPortugal está na vanguarda desta área empregando atributos aos dados cartográficos de forma a conferir-lhes uma riqueza enorme de informação.

Para saber mais sobre este tema ou outros serviços de cartografia entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *