App de Turismo com Gamification: de um estágio para um produto

O estágio curricular do Pedro Silva surgiu no âmbito da unidade curricular de Estágio, do Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão IPP.
A unidade curricular consistiu num estágio na área de IT, na InfoPortugal, no qual desenvolveu uma app de roteiros turísticos, com componente de gamification (gamificação). Estes roteiros aproveitaram os pontos de interesse turísticos, da extensa base de dados da InfoPortugal, que se tornam em desafios e jogos que convidam o utilizador a explorar várias cidades.

Esta foi a sua primeira experiência profissional com práticas de scrum, de reuniões e sprints com objetivos e tarefas a desenvolver. Para a criação do projeto, o Pedro teve a oportunidade de implementar uma nova linguagem de programação chamada Django. Esta trata-se de um framework web escrito em Python que facilita o desenvolvimento rápido e seguro de aplicações web. Essa experiência ampliou o leque de competências técnicas do Pedro e preparou-o para enfrentar novos desafios no campo do desenvolvimento web.

O projeto de desenvolvimento da aplicação envolveu colaboração constante com a equipa de Design da InfoPortugal. Essa interação permitiu que Pedro compreendesse a importância da colaboração entre diferentes departamentos num ambiente de trabalho e a forma como o feedback contínuo pode enriquecer o processo de desenvolvimento.

O estágio não só enriqueceu o seu currículo, mas também contribuiu para o seu crescimento pessoal e profissional, proporcionando-lhe uma base sólida para enfrentar futuros desafios na sua carreira no desenvolvimento web. A experiência adquirida durante este período certamente influenciará positivamente o seu percurso profissional no mundo da tecnologia.


0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *