Coleção de Guias e Mapas dos Percursos Pedestres Transalentejo

A InfoPortugal produziu a Coleção de Guias de Percursos Pedestres Transalentejo e produtos informativo-promocionais complementares para o Turismo do Alentejo

Depois da edição Transalentejo Alqueva, na qual participamos com a produção do mapa desdobrável, a coleção está agora completa com três novos Guias turísticos, divididos por sub-regiões: 

Estes são os guias oficiais dos 47 percursos pedestres de todo o território alentejano. A coleção vem servir de apoio e orientação para quem estiver interessado em descobrir os percursos pedestres que cada concelho tem para oferecer, e que se encontram infra-estruturados. Os roteiros contêm mapas detalhados de cada um dos percursos, a respetiva ficha técnica, na qual são destacados os pontos de interesse mais relevantes.

Foram produzidas diferentes edições para impressão nos idiomas Português e Inglês. As versões Castelhano, Francês e Alemão ficam disponíveis apenas em formato digital.

 

Produção de mapas

No contexto do projeto foram desenvolvidos vários mapas gráficos exclusivos. Estes resultaram num total de 36 mapas de percurso, 3 mapas de localização territorial correspondente a cada guia, 2 mapas de contexto do Alentejo em Portugal e na Europa e um mapa estilizado, de síntese de todos os percursos no Alentejo.

Para além destes mapas que integram os guias, foi contemplado o mapa de localização global de todo o território. Este folheto promocional traduz-se num mapa desdobrável, com cartografia atualizada do mapa de estradas, sobre o qual se localizam todos os percursos. Trata-se de um suporte multilingue, com formato fechado 105x215mm, para ser fácil de transportar, mas com informação pormenorizada de cada percurso e da rede viária, num formato aberto de 630×430 mm.

 

Cartas Militares

Os guias incluem também 36 mapas topográficos destacáveis, com dados recebidos do IGeoE (Centro de Informação Geoespacial do Exército).

Foram concebidos os grafismos para estes documentos, de forma a serem inseridos nas legendas de todos pontos de interesse, bem como foram desenhadas as imagens de logotipos para cada percurso, rosa dos ventos e escala.

Design e tratamento de imagens

Para além da criação do grafismo e layout dos Guias, foi feito todo o tratamento das imagens, aproximadamente 250 imagens no total. Cada percurso apresenta 1 imagem por cada ponto de interesse juntamente com algumas imagens de conceito.

 

A coleção de guias e do mapa Transalentejo formam um suporte informativo muito completo e prático, com especial destaque para o Turismo de Natureza e CulturalSão resultantes de uma vasta recolha de informações relativas aos vários pontos de interesse que se podem encontrar ao longo de cada percurso. Informações culturais e históricas, informações técnicas (distância, duração e geo-localização dos percursos, etc), combinadas com uma reportagem fotográfica da região que ilustra os locais mais característicos que podem ser descobertos ao longo das caminhadas pelos Percursos Pedestres do Transalentejo.

A marca Transalentejo é um projeto desenvolvido pela SAL, bem como a elaboração dos textos e fotografias, e é uma iniciativa promocional do Turismo do Alentejo.

Agora já pode consultar online a versão em português dos 3 Guias Transalentejo e do mapa geral dos 47 percursos no nosso canal issuu.com/infoportugal.

Conheça outros mapas turísticos que desenvolvemos no nosso portfolio. Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo entre em contacto connosco.

5 comentários
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bom dia João Realinho. Agradecemos todo o seu interesse pelo projeto, no qual participamos com o design dos guias e produção cartográfica dos mapas.
      Contudo, os percursos do Transalentejo foram desenvolvidos pelo Turismo do Alentejo, pelo que deverá dirigir-se a esta entidade para tentar obter os mesmos em formato GPX.

      Responder
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bom dia José Bernardo, fomos responsáveis pela produção gráfica dos guias e dos mapas. Contudo, a coleção Transalentejo é propriedade do Turismo do Alentejo, pelo que deverá se dirigir a esta entidade para obter os guias em papel. Contamos em breve disponibilizar online a versão em português. Fique atento, que iremos divulgar nas nossas redes socais.

      Responder

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *